[CÂNCER DE MAMA] Maria do Socorro P. Amorim

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
 
Socorro Pontes - Tenho 53 nos sou comerciante,casada, tenho duas lindas filhas lindas! Uma que é top model e agora ganhei um netinho que foi o melhor presente que Deus me deu! Tive um câncer de mama e tirei toda mama, mas logo coloquei a prótese e fiz quimioterapia. Sou muito alegre e feliz, onde vou levo alegria.
 
Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?
 
Socorro Pontes - Fazendo exames de rotina deu um pequeno nódulo. Minhas irmãs, que são médicas, me levaram logo para um dos melhores mastologistas, ele pediu uma ressonância achando que não era nada grave de tão pequeno,ele não era nem palpável. Ai quado veio o resultado fiz uma punção e logo uma biópsia e deu um carcinoma infiltrante grau 2.
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?
 
Socorro Pontes - Quando fui receber o resultado já desconfiava que tinha alguma coisa, pois o resultado era pra ter saído com uns dez dias, mas saiu bem antes. Minha irmã ligou e disse que tinha saído o resultado e que eu fosse buscar e levasse ao médico que ele iria me atender com tudo já organizado. Ai fui com minhas filhas, uma é da área da saúde, ai quando ela abriu o envelope e viu carcinoma já foi logo chorando, as duas aos prantos e eu bem calma! DEUS nunca me abandonou! Eu disse: vamos parar de chorar e subir falar com o médico e ver o que vamos ter que fazer e ser fortes que DEUS nunca vai dar nada que a gente não possa aguentar.
 
Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?
 
Socorro Pontes - Que eu teria que ser forte, que tudo daria certo e que eu tinha Deus comigo e Ele só vai me dar o que eu posso aguentar! Era só nisso que eu sempre pensava.
 
Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?
 
Socorro Pontes - Marcar cirurgia, fazer os exames pré operatórios, pegar as papeladas para dar entrada para o plano autorizar. Fui operada no dia de Nossa Senhora de Fátima, dia 13 de maio.
 
Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora quais tratamentos você já realizou?
 
 Socorro Pontes - Já realizei minha quimioterapia, estou tomando tamoxifeno e a cada 6 meses faço todos exames necessários.
 
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?
 
Socorro Pontes - A quimioterapia. Apesar de eu ter tido poucos efeitos colaterais. É que eu esperava sempre o pior e o que sentia não era quase nada, só sentia aquele mal estar e uma dor nas pernas, mas era só durante dois ou três dias.
 
A queda dos cabelos nem senti muito já que deixei logo ele bem curtinho! Quando começou a cair, logo na primeira quimioterapia, pedi para minha filha raspar e fiquei a careca mais feliz! Usava lenço, peruca, andava careca!
 
Eu só pensava no casamento da minha filha (que estava marcado). Pensava como eu estaria até lá, mas Deus mais uma vez ficou comigo e foi tudo lindo e maravilhoso! Fiz um turbante na minha cabeça fiquei tão linda que nem a noiva! Foi o maior sucesso.
 
Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?
 
Socorro Pontes - Muito pouco. Meu oncologista dizia que eu tinha uma cabeça tão boa que até minhas taxas dos exames de sangue davam boas! Quando chegava uma novata pra começar a quimioterapia mandavam logo me chamar pra ficar conversando com ela.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Socorro Pontes - Os médicos todos ótimos, mas o oncologista foi um anjo que Deus mandou pra cuidar de mim.
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?
 
Socorro Pontes - Não precisei de nenhuma psicóloga, hoje é que preciso de uma nutricionista que engordei muito e não consigo emagrecer! Mas também, eu vivo, como e faço tudo que tenho vontade.
 
Instituto Oncoguia - Na sua opinião, o que é mais difícil de enfrentar durante o tratamento e por quê?
 
 Socorro Pontes - O plano de saúde, foi o que me fez chorar, mas no fim deu tudo certo.
 
Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?
 
Socorro Pontes - Primeiro Deus que nunca me deixou ficar triste e a minha família que estava sempre ao meu lado!
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.
 
Socorro Pontes - Minha vida está ótima! Trabalhando normal, vivendo o hoje cada vez mais e o futuro eu entrengo na mão de Deus.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
 
Socorro Pontes - Que tenha muita fé em Deus e que sempre pense positivo, que tudo vai dar certo! A medicina hoje está muito avançada!

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Socorro Pontes - É importante você procurar estar informada do seu câncer e sobre o
tratamento! Isso te deixa mais segura pra enfrentar tudo.
 
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?
 
Socorro Pontes - Sim, lendo tudo que via relacionado com meu câncer.
                                       
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho