[CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima

Maria de Fátima, diagnosticada com câncer de mama, nos enviou este depoimento a fim de dividir a sua experiência, e quem sabe, ajudar outras pessoas que talvez estejam passando pela mesma experiência.

Leia abaixo a história de Maria de Fátima.

Meu nome é Maria de Fátima Barrozo, tenho 58 anos e moro na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Gosto muito de passear, ler um bom livro e agora de pesquisar...

Tenho um Câncer HER 2 positivo. Descobri nas minhas consultas de prevenções onde foi feita uma mamografia com resultado BIRADS IV, isso em 2011. Fiquei com muita raiva a princípio, porque esse diagnóstico de carcinoma infiltrativo só veio depois de um ano após ficar na fila do SUS a espera de uma biópsia percutânea.  

Recebi o diagnóstico com muita calma, mesmo com o mastologista falando que era um câncer agressivo eu não dei muita atenção, só pensava em DEUS e falava baixinho, isso não esta acontecendo comigo! Logo eu que faço prevenção todo ano, comecei a procurar culpados, pensei, não devia ter ouvido meu ginecologista, ficando sem fazer a mamografia por 2 anos, já que eu havia feito uma histerectomia, segundo ele não corria nenhum risco de ter um câncer. 
 
Eu teria ganho mais 2 anos de tratamento antecipado se tivesse feito mamografia em 2009 e 2010.
Minha preocupação foi não contar nada pra família, só contei no dia que fui para cirurgia. Depois da cirurgia fiz a radioterapia, quimio e terapia hormonal com arimidex.

Terminei meu tratamento no final de 2013, o pior momento foi com as quimios vermelhas, quando começou a cair os cabelos ... Ficar de cara inchada e parecendo cabeça de uma cobra! 

Graças a Deus não tive muitos efeitos colaterais, só algumas náuseas, coisa passageira. Meu pior momento, por incrível que pareça, foi logo após acordar da cirurgia, tudo que comia vomitava.

Meu relacionamento com meu médico, nem sei, ele é muito jovem e acho que eles não gostam muito de falar, ou eu sou tagarela demais, levo tudo que pesquiso por escrito para não esquecer de perguntar, tenho consciência de que ele não vai fazer milagres e que tudo vai depender mais de mim, de como eu encaro esse bicho e do meu Deus que tudo pode.

Os profissionais com quem me relacionei foram fisioterapeuta, radiologista e mastologista que vem me acompanhado, não passo por psicólogo, meu psicólogo é Jesus, não tenho nutricionista, até mesmo para ser sincera, quem tem dinheiro para se alimentar de frutas, legumes e verduras todos os dias com a realidade do nosso país? 

Depois que terminei todos os tratamentos como radio e quimio, não sei o porque de não ter feito antes, meu oncologista me pediu um FISH, onde foi constatado que sou HER 2+, tive que começar um tratamento com trastuzumabe e estou quase no final. Acho que vou chegar lá com fé em Deus!  

A minha vida mudou sim, já não posso cuidar dos meus familiares como fazia antes, tudo fica limitado, você tem medo do seu braço ficar inchado por pegar peso, tenho um netinho de 6 meses pesando 10 kg, já não posso pegar nos braços. Trabalho como cabeleireira e já não posso fazer minhas atividades como antes, devido ao esvaziamento axilar, tudo muda. 

Não tenho feito planos para o futuro, meu futuro pertence a Deus, o que tenho feito é agradecer todos os dias por estar viva depois de tanta droga que já usei e estou usando.

Eu diria para alguém que recebeu um diagnóstico agora, que não se apavore, não converse com pessoas pra baixo, tente saber tudo sobre o que está acontecendo com você, assim vai saber conversar com seu médico. 

A INFORMAÇÃO é muito importante durante o tratamento, porque todo mundo fala de câncer, mas muita gente não sabe que existem diversos tipos e todos são tratados de formas diferentes, e foi isso que procurei saber, e para isso comprei um notebook e através da internet cheguei até vocês, buscando saber qual medicação estava sendo liberada recentemente pela ANVISA para o HER 2 +, e fiquei sabendo do TDM1, conversei com meu médico a respeito, e ele me falou que é só para quem está com metástase, e esse não é o seu caso, D. Fatima.

A minha sugestão para vocês é que continuem publicando tudo que acontece em relação ao câncer e estudos sobre, em palavras de fácil entendimento, creio existir muita gente curiosa, assim como eu.

Quanto ao meu recado para alguma mudança, teria que mudar muita coisa, faço meu tratamento no ICC em Fortaleza, sou acompanhada pelo SUS, moro próximo ao hospital e vou para lá tomar uma injeção de 30 min, fico o dia todo, a demanda é grande, fico a pensar nas pessoas que vem do interior, é muito sofrimento.

Fiz uma mamografia pelo SUS no dia 02/05/20014, fui pegar dia 02/06, não foi feito o laudo, pense no descaso, 1 mês e ainda vão na TV falar que é pronto atendimento. Será que dentro de um hospital tão grande só existe um médico para fazer isso? E porque muita gente tem que entrar na justiça para conseguir um medicamento, como esse TDM1, sei que é recente, e muitos outros medicamentos que não sei o nome, porque os políticos não fazem leis para que sejam liberados tais medicamentos. Com urgência a saúde pede socorro!!
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho