[CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima Costa

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 
 
Maria de Fátima Costa - Maria de Fátima Borges da Costa, tenho 50 anos, moro no Rio de Janeiro/RJ, adoro chocolate !
 
Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?
Maria de Fátima Costa - Mama
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?
Maria de Fátima Costa - Eu descobri em novembro de 2012 um nódulo, falei com minha ginecologista, ela pediu uma mamografia e ultrassonografia, deu um nódulo 0,9 mm, a mesma disse que não era nada demais, que depois de 6 meses pediria outros exames, em abril de 2013 fiz novos exames, o nódulo já estava com 12  mm, a Dra continuou dizendo que não era nada. Em agosto procurei um mastologista e levei todos os meus exames, o Dr. Mario falou: vamos fazer novos exames, como só pode fazer de 6 em 6 meses, aguardei até outubro para fazer. O resultado veio, o nódulo já estava com 16 mm, fazemos uma punção e o resultado deu Carcinoma Ductal Infiltrante Grau I.
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? 
 
Maria de Fátima Costa - Eu recebi o resultado no dia da consulta, dia 02 de dezembro de 2013, pois o laboratório não me entregou dentro do prazo, então eles entregaram no consultório, quando cheguei no consultório perguntei à secretária se eles haviam entregue o resultado do exame, ela me entregou e eu abri, li e deduzi que seria câncer. Quando entrei no consultório do médico entreguei o resultado ao Dr. Mario, ele leu e me disse, era o que eu esperava, você está com câncer, aí eu perguntei, o que tem que ser feito? Ele me disse: Você entendeu o que eu te disse? Falei, entendi e respondi: vamos fazer o que tem que ser feito. Ele passou uma série de exames para fazer e trazer pra ele até o dia 18/12 para poder marcar a cirurgia no início de janeiro.
 
Vou ser sincera, não senti nada, apenas queria saber o que seria feito, estava muito tranquila...
Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?
 
Maria de Fátima Costa - Falar com minha mãe, que é uma pessoa de 78 anos, ela já estava aflita, eu omiti até o dia da cirurgia que era câncer, falei apenas que ia operar pra tirar o nódulo, pois tinha as  festas de fim ano, não queria vê-la angustiada.
 
Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?
 
Maria de Fátima Costa - Fiz todos os exames, levei pra ele no dia 16/12, a cirurgia foi marcada para o dia 07/01/2014, operei nesse dia e tirei somente o nódulo, não precisou esvaziar a  axila. A cirurgia estava marcada para às 16 h do dia 7/01/14 no hospital Santa Terezinha, na Tijuca. Mas tinha que fazer 3 procedimentos antes da cirurgia no CDPJ no Leblon às 8 h.  Minha irmã me acompanhou, só podia comer até às 8 h, foi minha última  refeição, um copo de iogurte e água, como estava muito calor, podia beber um copo às 10 h e outro às 12 h. Saímos do CDPJ às 11:30 h, chegamos na Tijuca às 13 h. Fui internada às 13:30 h, a cirurgia aconteceu às 17 h, às 19 h já estava de volta no quarto. Estava bem, um pouco sonolenta, depois de uma hora e meia perdi o sono, falei com duas amigas no telefone, minha irmã foi embora e minha sobrinha ficou comigo. Às 5:55 h da manhã o Dr. Mário foi para me dar alta. A primeira coisa que minha mãe perguntou quando cheguei em casa foi o que o médico falou. Respondi o que eu já sabia, que era câncer, que eu teria que fazer quimioterapia e radioterapia, mas que não precisou retirar a mama pois a preocupação dela era essa.
 
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?
 
Maria de Fátima Costa - Sim, comecei no dia 25/02 a fazer quimioterapia, o cabelo começou a cair  no 14º dia após a 1ª quimioterapia, como estava caindo muito resolvi a antecipar o processo, passei a máquina, estou muito bem resolvida quanto a isso, amanhã dia 18/03 farei a segunda sessão, serão 4 sessões de quimioterapia, ainda não sei quantas sessões serão de radioterapia.
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? 
 
Maria de Fátima Costa - Não tenho como dizer qual é o pior, pois só estou fazendo a quimio.
 
Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?
 
Maria de Fátima Costa - Tive infecção intestinal durante 3 dias, senti muita dor de estômago, dor de cabeça toda vez que comia alguma, e durante esses 3 dias, dor nas costas.
 
Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?
 
Maria de Fátima Costa - Muito boa, muito atencioso, bem prático, sem rodeios, não tem muito o que enrolar, ou você tem a doença ou não.
 
Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 
 
Maria de Fátima Costa - Oncologista.
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?
 
Maria de Fátima Costa - Não.
 
Instituto Oncoguia - E com nutricionista?
Maria de Fátima Costa - Não.
 
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?
 
Maria de Fátima Costa - Estou em tratamento.
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 
 
Maria de Fátima Costa - Normal, continuo fazendo meus chocolates, já vem a Páscoa e pretendo fazer bastante chocolate, estou afastada do meu trabalho.
 
Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.
 
Maria de Fátima Costa - Trabalho como digitadora em uma Multinacional, a empresa vende lente de óculos Varilux, estou na empresa há 5 cinco anos, hoje, 17/03 fui receber meu troféu por tempo de serviço! A minha Gerente, Supervisora e colegas estão me dando maior apoio. Quero investir nos meus chocolates, conciliar com meu trabalho.
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
Maria de Fátima Costa - Não se desespere, eu sei que cada pessoa reage de um jeito, Deus não dá uma fardo maior do que você possa carregar. Tenha Fé que tudo vai dar certo. Se você se abate a doença se aloja, ai você entra em depressão e fica pior. Falo de coração, não me sinto doente, estou passando apenas por uma fase.
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?
Maria de Fátima Costa - É importante saber as reações que podem dar e o que fazer numa situação de alguma reação.
 
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 
Maria de Fátima Costa - Com o próprio oncologista e pelo site do Oncoguia, lendo as informações no site, os depoimentos...
Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  
 
Maria de Fátima Costa - Por uma amiga que também teve câncer.
 
Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?
 
Maria de Fátima Costa - Atualizar sempre o site com informações importantes, pois nos ajuda muito.
 
Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  
Maria de Fátima Costa - Que liberasse o exame de mamografia para mulheres sem poder aquisitivo, que fosse rápida a marcação, não levasse mais de 3 meses para marcar o exame pois pode ser tarde demais... E que não fosse restrito somente para mulheres a partir dos 50 anos, pois existe mulheres mais novas com câncer de mama e não fazem o exame, pois não tem condições  de pagar o exame e o governo não oferece para essa classe mais nova.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho