Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de Mama HER2

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/06/2017 - Data de atualização: 20/06/2017


Algumas mulheres têm tumores de mama com níveis mais altos da proteína HER2. Estes cânceres são denominados câncer de mama HER2+. Os cânceres de mama HER2+ tendem a crescer e se disseminar mais rápido do que outros cânceres de mama. É importante diagnosticar o status HER2 do tumor porque existem terapias alvo para o câncer de mama HER2+.

HER2/neu

HER2/neu ou HER2 é uma proteína que promove o crescimento das células mamárias. As células cancerígenas com níveis mais elevados que o normal de HER2 são denominadas HER2+. Esses cânceres tendem a crescer e se disseminar mais rapidamente do que outros tipos de câncer de mama. É importante conhecer o status HER2, uma vez que os cânceres HER2+ podem se beneficiar do tratamento com medicamentos específicos que tem como alvo a proteína HER2, como, por exemplo, trastuzumabe.

Analisando os Tumores de Mama para HER2

 A amostra da biópsia ou da cirurgia geralmente é analisada com um dos seguintes exames:

  • Exame Imunohistoquímico. Detecta o número de genes receptores da proteína HER2 nas células cancerígenas.

  • Hibridação Fluorescente In Situ (FISH). Detecta o número de genes HER2 nas células cancerígenas. O exame FISH é considerado mais preciso do que o imunohistoquímico. No entanto, é mais caro e demora mais para se obter os resultados.

  • Hibridização Cromogênica In Situ (CISH). É um exame que funciona de forma similar ao FISH para determinar o número de genes HER2 nas células no câncer de mama. Mas, este exame procura por mudanças de cor (não fluorescência) e não necessita de um microscópio especial, o que poderia torná-lo menos caro. Neste momento, ele não está sendo utilizado tanto quanto o imunohistoquímico e o FISH.
 

Entendendo os Resultados dos Exames

Os resultados das análises orientarão o médico sobre as melhores opções de tratamento para cada paciente.

Muitas vezes, o exame imunohistoquímico é o primeiro a ser realizado. Os resultados retornam como 0, 1+, 2+ ou 3+.

  • Se os resultados forem 0 ou 1+, o câncer é HER2-.
  • Quando o resultado do exame imunohistoquímico é 2+, o status HER2 do tumor não está claro. Isso geralmente implica a repetição do teste com FISH. Os resultados do FISH retornam como positivos ou negativos para o excesso de HER2.
  • Se o resultado for 3+, o câncer é HER2+. Mas, às vezes, o FISH é usado para confirmar o status de HER2 que é considerado 3+ por um exame imunohistoquímico.

Os tumores de mama HER2+ têm excesso da proteína HER2 ou cópias extras do gene HER2. Eles podem e devem ser tratados com medicamentos específicos que têm como alvo o HER2.

Os tumores de mama HER2- não apresentam excesso de HER2. Eles não respondem ao tratamento com medicamentos específicos que tem como alvo o HER2.

Os tumores de mama triplo-negativo não têm muito HER2 e também não têm receptores de estrogênio ou progesterona. Eles são HER2-, ER- e PR-. Esses tipos de câncer tendem a ser diagnosticados em mulheres mais jovens e em mulheres afro-americanas ou hispânicas/latinas. Os cânceres de mama triplo negativos crescem e se disseminam mais rapidamente do que a maioria dos outros tipos de câncer de mama. Como as células cancerígenas não têm receptores hormonais, a terapia hormonal não é útil no tratamento desses cânceres. Como elas não têm muito HER2, os medicamentos específicos que tem como alvo o HER2 também não são úteis. O tratamento com quimioterapia pode ser eficaz.

Converse com seu Médico sobre HER2

Algumas questões importantes sobre os resultados dos testes para você conversar com seu médico:

  • Meu tumor foi avaliado para HER2?
  • Qual é status HER2?
  • O resultado foi claro ou devo fazer outro exame?
  • Como o status HER2 afeta o esquema do meu tratamento?

Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive