[CÂNCER DE MAMA] Fernanda R. A. Ferreira

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Fernanda Resende - Meu nome é Fernanda, tenho 37 anos, sou analista de sistemas.
 
Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?
 
Fernanda Resende - Certo dia em 2008, senti uma dor forte na mama, e quando apalpei senti um caroço. Logo procurei o médico.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Fernanda Resende - Esse momento é o pior, pois a sensação que você tem é que vai morrer. Nem chorar eu conseguia. Fiquei em estado de choque. Ainda mais por que o médico disse que seria difícil, pois era um tumor muito agressivo. E quando mais jovem, mais rápido o tumor se manifestava.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?

Fernanda Resende - As preocupações eram se eu ia aguentar, se conseguiria sobreviver, medo dos efeitos colaterais, e também me sentia triste por que sabia que era uma jornada difícil, como perder cabelo, medo, insegurança. Medo da morte.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Fernanda Resende - Primeiramente fui procurar o especialista da mama, que já marcou a cirurgia, no caso tirei um quadrante, e logo depois fui para o tratamento de quimioterapia.
 
Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Fernanda Resende - Hoje estou indo para o quarto ano, então estou ainda no controle, e tomando o remédio tamoxifeno que tenho que tomar por 5 anos.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Fernanda Resende - Acredito que a quimioterapia, pois passava muito mal por 3 dias depois da aplicação.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Fernanda Resende - Tinha muitos efeitos colaterais após a aplicação, como vômitos, eram 3 dias passando mal. Sentia fraqueza. No quarto dia já começava a ficar normal. Apesar que nesse tempo algumas coisas acontecem, por que sua imunidade fica baixa. Tipo infecção de ouvido, tive inflamações do ciso.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Fernanda Resende - A relação é de confiança. Já tive alguns problemas após o tratamento, suspeitas de outros tumores, mas graças a Deus não era nada.
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Fernanda Resende - Fiz com terapeuta ocupacional, que me ajudou muito. Eu estudava muito na época sobre alimentação e buscava me alimentar com mais qualidade, o que me ajudou muito na recuperação. Eu fiz um resumo sobre minha alimentação o que achava essencial e um dia postei no Orkut. Uma pesquisadora entrou em contato comigo, dizendo que tinha gostado muito e disse que ia divulgar.

Instituto da Oncoguia - Na sua opinião, o que é mais difícil de enfrentar durante o tratamento e por quê?

Fernanda Resende - O medo e a insegurança, a incerteza, tudo isso são fatores difíceis. Os efeitos colaterais também são complicados, além de sua autoestima ficar baixa, algumas características físicas também mudam e faz com que você fique mais triste. Mas eu consegui levar tudo isso numa boa graças a Deus.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?
 
Fernanda Resende - O apoio da família e amigos, e acima de tudo, a fé em Deus. A partir do momento que você entra na batalha é importante acreditar. Alimentação saudável também ajuda. E caminhar um pouco cada dia.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Fernanda Resende - Hoje minha vida mudou muito. Desde quando comecei o tratamento e fiquei afastada do trabalho, o que eu mais queria era estar bem de novo para retomar minha vida. Depois do tratamento voltei ao meu trabalho, fui convidada a participar de um projeto importante na empresa. Já fiz uma pós graduação. E hoje também me dedico a exercícios físicos, e um deles é a yoga, que faço 3 vezes por semana. Meu plano é continuar me reciclando no trabalho, estudar mais, e continuar viver a vida intensamente.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Fernanda Resende - Quero dizer para nunca desistir! Vão ter altos e baixos durante o tratamento, mas tem que pensar positivo, ter muita fé, e tentar levar consigo sempre a melhor lição de tudo. A fé é uma peça importantíssima, faz com que você se entregue a Deus e você se entregando, é só acreditar.
Aproveitar o tempo para fazer coisas que dão prazer, como ler um livro, caminhar num parque, conversar com amigos, assistir um filme, pescar, ou seja, viver um dia por vez, sempre com sorriso no rosto, pois tudo passa.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Fernanda Resende - A informação é importantíssima em todos aspectos, desde os riscos quando se faz o tratamento, pois sua imunidade cai. Ter cuidados para não pegar infecções por exemplo. Saber o quanto a alimentação é importante, e como funciona o combate da doença.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Fernanda Resende - Muito, ficava lendo muitas informações, e as pessoas que já tinham passado por isso, tentavam me ajudar de alguma maneira também. Só ter cuidados, por que a internet tem de tudo e nem sempre as informações são verdadeiras.

É sempre bom pedir esclarecimento ao seu médico, de tudo o que pode e não pode. Um profissional da área saberá lhe explicar de forma correta, lhe orientando em todos sentidos.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Você tem alguma sugestão a nos dar?

Fernanda Resende - Eu conheci o oncoguia pesquisando no Google sobre direitos e deveres de portadores com câncer. O site está perfeito e estão todos de parabéns pelo trabalho.

Instituto Oncoguia - Como você acredita que o trabalho do Oncoguia ajuda os pacientes? Te ajudou/ajuda de alguma forma?

Fernanda Resende - Ajuda a orientar em todas as informações necessárias desde os direitos, sobre a doença, especialistas.

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de nos contar?

Fernanda Resende - Eu gostaria de dizer, primeiramente, que espero que todos que forem ler essa entrevista e que estão passando por isso hoje, tenham fé e acreditem sempre. Lutar com todas as forças sem desistir jamais. E que depois que passar tudo isso, com certeza viverão de forma mais intensa em todos sentidos na vida. E qualquer desafio que vier depois, tirarão de letra.

Deus abençoe a todos que estão precisando de apoio hoje!

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho