Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de Mama: 47% das mulheres não realizaram exames preventivos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/09/2021 - Data de atualização: 28/09/2021


47% das brasileiras não procuraram o médico para fazer acompanhamento preventivo este ano. No ano passado, 62% também não realizaram exames. É o que indica um levantamento feito por um instituto de pesquisa privado a pedido da farmacêutica Pfizer divulgado nesta terça-feira.

Os números mostram que, aos poucos, as pacientes estão voltando aos consultórios. A psico-oncologista e presidente da organização não-governamental Oncoguia, Luciana Holtz, ressalta que é fundamental buscar esse atendimento mesmo no cenário atual.

De acordo com a pesquisa, ainda falta clareza sobre o autoexame. 21% das mulheres responderam que não sabiam que o procedimento só identifica tumores com mais de dois centímetros, o que pode apontar que o câncer está em um nível avançado. E o diagnóstico tardio dificulta o tratamento. Por isso, é preciso procurar um médico, fazer os exames e retornar com os resultados.

Moradora do Rio de Janeiro, Anna Carolina Fernandes convive com um câncer de mama metastático desde 2013, sem cura. Ela alerta para a necessidade da prevenção.

A pesquisa foi realizada com 1.400 mulheres, a partir de 20 anos, da capital de São Paulo e das regiões metropolitanas de Belém, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

Matéria publicada pela Agência Brasil em 28/09/2021.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive