[CÂNCER DE MAMA] Aline Silva

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 

Aline Silva - Me chamo Aline Silveira Silva, tenho 29 anos, sou farmacêutica, moro em Brasília - DF e gosto muito de cinema, viagens e dança.
 
Instituto Oncoguia - Qual o seu tipo de câncer?

Aline Silva - Câncer de mama ductal invasivo.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Aline Silva - Senti um nódulo na mama esquerda, demorei uns 3 meses para começar a investigar. Graças a Deus não é um tipo de câncer tão agressivo e o tumor não avançou tanto. O nódulo tinha 2 cm quando descobri.
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Aline Silva - Como eu sempre digo, o chão se abre sob os pés. Você fica perdido, não sabe o que fazer e sente que a vida acabou.
 
Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Aline Silva - Sobreviver a tudo o que eu iria passar. Sabia que não seria nada fácil. Tive medo de perder as pessoas que amo e de faltar para o meu filho.
 
Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Aline Silva - Busquei colocar em prática o conhecimento que eu tinha na área da saúde, então fui atrás de informação confiável, recomendações de bons médicos e de pessoas que passaram pela mesma situação. Criei uma página no facebook para falar sobre o que estava acontecendo aos amigos, família e a quem pudesse interessar. Compartilhar informações, experiências e saber que outras pessoas venceram me ajudou demais. Me deu esperança e ajudou a passar por isso com otimismo, informação, beleza, alegria, desmistificando essa doença.
 
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Aline Silva - Sim, já estou na última fase, a radioterapia.
 
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? 

Aline Silva - A quimioterapia, porque é o tratamento que causa mais consequências físicas, psicológicas e emocionais. Eu perdi o cabelo, peso, ânimo e a imunidade, algumas vezes. Mas a cirurgia também me amedrontou bastante, principalmente porque tive que fazer esvaziamento axilar.
 
Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Aline Silva - Tive queda da imunidade, enjoo, cansaço, coceira nas mãos e pés e dores durante a quimio. Mas tudo isso passa. Hoje eu sinto um pouco de fraqueza no braço esquerdo por causa do esvaziamento axilar. Com a radio, senti queimar um pouco pele já nos primeiros dois dias, mas estou seguindo as orientações médicas e melhorou.
 
Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Aline Silva - Ótima, isso é muito importante ao longo do tratamento. Sempre busquei me envolver nas decisões sobre a minha, questionar, tirar todas as dúvidas, mostrar que eu estava bem informada e que queria cooperar para ter minha saúde de volta.
 
Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

Aline Silva - Psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e amigas nutricionistas.
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Aline Silva - Sim, foi imprescindível. Acho que a família também deveria ter acompanhamento.
 
Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Aline Silva - Infelizmente não consegui fazer um acompanhamento rigoroso, mas conversei com amigas da área que me deram boas dicas.
 
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Aline Silva - Termino em março/abril.
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

Aline Silva - Melhor, hoje lido melhor com a situação e sei que logo tudo acabará. 

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Aline Silva - Quero viajar assim que o tratamento acabar, viajar para descansar. Depois vou voltar aos estudos, fazer meu doutorado e quero morar fora do país um tempo, aprender novas culturas e idiomas.
 
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Aline Silva - Muitas! São tantas questões a serem compartilhadas! Eu diria para a pessoa dar uma olhada na minha página "Câncer com otimismo" <www.facebook.com/cancercomotimismo>, que tem várias informações e experiências. Também diria que isso vai passar, é uma fase e você não está sozinho nessa! Tenha fé!
 
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Aline Silva - Extrema importância, faz com que a pessoa queira participar das decisões tomadas sobre a SUA saúde e faz com que ela faça as coisas da maneira correta, porque sabe o porquê das coisas.
 
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Aline Silva - Sou da área, trabalho com saúde baseada em evidências, mas além das informações científicas busquei muito a informação sobre as experiências práticas de pessoas que já passaram/passam pela mesma situação.
 
Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  

Aline Silva - Buscando informações na internet.
 
Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  

Aline Silva - Acho que antes de dar um recado aos políticos, eu pediria aos médicos e profissionais da saúde que tenham mais sensibilidade com os pacientes, pois todos estão suscetíveis a doença, todos nós somos ou seremos pacientes um dia. Por isso eu pediria a mesma coisa aos gestores/políticos: que também se colocassem mais no lugar do paciente. 
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho