Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de laringe: os sintomas que auxiliam no diagnóstico precoce

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/03/2019 - Data de atualização: 19/03/2019


Não é só a rouquidão que sugere a presença do câncer de laringe (Foto: Omar Paixão/SAÚDE é Vital)

O sintoma que mais sugere a presença do câncer de laringe, que afeta principalmente homens acima de 40 anos, é a rouquidão. Porém, um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indica que sinais menos conhecidos também precisam ser considerados em nome do diagnóstico precoce – principalmente quando eles aparecem em conjunto.

Os cientistas recuperaram a ficha médica de 806 britânicos que receberam o diagnóstico da doença entre 2000 e 2009. A ideia era verificar os sintomas que eles apresentaram até um ano antes dessa confirmação. Os resultados foram comparados com os de 3 559 voluntários sem o tumor de laringe (estrutura do corpo localizada na região do pescoço).

A partir daí, ficou claro que, de fato, a rouquidão é o sintoma mais associado aos primeiros passos da enfermidade. Mas atrás dela vieram:

  • Dor de garganta insistente (ligada a um risco 7,7 vezes maior de câncer de laringe)
  • Distúrbios gastrointestinais (6,5 vezes)
  • Dor no ouvido (5 vezes)
  • Incômodos na boca (4,7 vezes)
  • Infecções torácicas recorrentes (4,5 vezes)
  • Insônia (2,7 vezes)
  • Marcadores inflamatórios alterados (2,5 vezes).

Além disso, os especialistas notaram que 2,7% dos voluntários que sofreram com rouquidão foram diagnosticados com câncer de laringe. Não é pouca coisa, principalmente se você considerar quantas coisas podem causar perda de voz.

Por outro lado, até 5% dos indivíduos que exibiam certas combinações de sintomas receberam posteriormente a notícia de que possuíam esse problema. É um índice ainda maior!

Está aí um alerta para todos ficarem mais atentos a outros sinais menos atrelados pela população à doença. Principalmente quando essas manifestações não desaparecem, podem indicar o princípio de um câncer.

Na Inglaterra, onde a análise foi feita, são registrados 1 700 casos do tumor de laringe anualmente. Já no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que entre 2018 e 2019 surjam 7 670 novos pacientes por ano. No nosso país, ele representa cerca de 25% dos cânceres que acometem a área da cabeça.

Fonte: Saúde É Vital

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive