Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câncer de laringe: os sintomas que auxiliam no diagnóstico precoce

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/03/2019 - Data de atualização: 19/03/2019


Não é só a rouquidão que sugere a presença do câncer de laringe (Foto: Omar Paixão/SAÚDE é Vital)

O sintoma que mais sugere a presença do câncer de laringe, que afeta principalmente homens acima de 40 anos, é a rouquidão. Porém, um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indica que sinais menos conhecidos também precisam ser considerados em nome do diagnóstico precoce – principalmente quando eles aparecem em conjunto.

Os cientistas recuperaram a ficha médica de 806 britânicos que receberam o diagnóstico da doença entre 2000 e 2009. A ideia era verificar os sintomas que eles apresentaram até um ano antes dessa confirmação. Os resultados foram comparados com os de 3 559 voluntários sem o tumor de laringe (estrutura do corpo localizada na região do pescoço).

A partir daí, ficou claro que, de fato, a rouquidão é o sintoma mais associado aos primeiros passos da enfermidade. Mas atrás dela vieram:

  • Dor de garganta insistente (ligada a um risco 7,7 vezes maior de câncer de laringe)
  • Distúrbios gastrointestinais (6,5 vezes)
  • Dor no ouvido (5 vezes)
  • Incômodos na boca (4,7 vezes)
  • Infecções torácicas recorrentes (4,5 vezes)
  • Insônia (2,7 vezes)
  • Marcadores inflamatórios alterados (2,5 vezes).

Além disso, os especialistas notaram que 2,7% dos voluntários que sofreram com rouquidão foram diagnosticados com câncer de laringe. Não é pouca coisa, principalmente se você considerar quantas coisas podem causar perda de voz.

Por outro lado, até 5% dos indivíduos que exibiam certas combinações de sintomas receberam posteriormente a notícia de que possuíam esse problema. É um índice ainda maior!

Está aí um alerta para todos ficarem mais atentos a outros sinais menos atrelados pela população à doença. Principalmente quando essas manifestações não desaparecem, podem indicar o princípio de um câncer.

Na Inglaterra, onde a análise foi feita, são registrados 1 700 casos do tumor de laringe anualmente. Já no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que entre 2018 e 2019 surjam 7 670 novos pacientes por ano. No nosso país, ele representa cerca de 25% dos cânceres que acometem a área da cabeça.

Fonte: Saúde É Vital

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive