[CÂNCER DE INTESTINO] Maria de Fátima Jacinto

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Maria de Fátima - Meu nome é Maria de Fátima Jacinto, tenho 52 anos. Sou massoterapeuta e escritora. Tenho uma longa historia de superação.
 
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Maria de Fátima - Em 2011 comecei a emagrecer sem fazer nenhuma dieta, depois comecei a sentir uma fraqueza enorme. Procurei um médico e, depois de 45 dias de muitos exames, chegou a conclusão que deveria procurar um Gastro, que pediu uma endoscopia e uma colonoscopia. Este último exame mostrou o tumor e a biópsia confirmou.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?

Maria de Fátima - Não sei ainda explicar o que senti, parecia que estava vendo minha vida escapar das minhas mãos. Por três dias foi terrível, depois fui mudando e vendo a situação de outro ângulo.
 
Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Maria de Fátima - Meus filhos, minha família, não ter conseguido resolver tantos problemas que na época achava que tinha que resolver.
 
Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Maria de Fátima - Mudei totalmente a forma de pensar e agir, mudei minha vida completamente, nem me reconheço mais como a pessoa que era.
 
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Maria de Fátima - Sim. Estou em tratamento a dois anos.
 
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Maria de Fátima - Acredito que todos são muito difíceis, mas as quimioterapias com duração de 46 horas que tenho que fazer internada a cada 15 dias, tem sido bastante puxado.
 
Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Maria de Fátima - Sim. Dores abdominais, nas costas e náuseas.
 
Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Maria de Fátima -  Excelente. Tenho plena confiança em meu oncologista.
 
Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Maria de Fátima - Com fisioterapeutas, enfermeiras, o proctologistas. E, atualmente, com todos os funcionários do Hospital do câncer de Rondonópolis.
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Maria de Fátima - Sim, algum tempo, depois parei.
 
Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Maria de Fátima - Não.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Maria de Fátima - Estou em tratamento.
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Maria de Fátima - Infinitamente melhor do antes do diagnóstico. O câncer me fez ver tudo o que estava perdendo com o hábito de vitimização. Sou uma outra pessoa, caminhando com passos mais seguros diante da vida. E a certeza, que hoje tenho, de nossa finitude, me dá mais vontade de fazer, de agir e realizar. Sonho em um dia poder contar para um número maior de pessoas que o diagnóstico pode não ser um fim e sim um novo começo.
 
Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Maria de Fátima - Realizar meu grande sonho de ver meu livro publicado e fazendo sucesso. Sei que tenho potencial para ajudar muita gente com meus blog e meu livro. Estou procurando patrocinadores para os blogs, (tenho dois blog, um que tenho a mais de 5 anos, onde falo sobre violência doméstica e outro que criei depois do diagnóstico, "Tenho câncer e quero viver", onde falo da importância de uma vida mais saudável e mais positiva, com menos máscaras para a cura) para conseguir ter tranquilidade para escrever e também condições de publicar o meu livro. Hoje estou vivendo apenas com o auxilio doença de um salário mínimo e isso, realmente, não consegue suprir minhas necessidades, me deixando ansiosa.
 
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Maria de Fátima - Tenha calma e procure usar esse momento único para transformar sua vida, suas relações, na pessoa que você sempre sonhou em ser. Esse é, sem dúvida, o melhor momento.
 
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Maria de Fátima - Primordial, acredito que a grande ansiedade que vemos dentro da clínica, na sala de quimioterapia, é apenas falta de informação correta. Ainda existe muita "lenda” cercando o câncer e a quimioterapia.
 
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?


Maria de Fátima - Sim, muito. Principalmente na internet e em livros. Também pergunto muito para meu medico.
 
Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  

Maria de Fátima - Na internet, pesquisando sobre câncer há dois anos.
 
Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Maria de Fátima - Antes de sugerir eu quero parabenizá-los pelo trabalho excelente que vocês desenvolvem. Sem nenhuma dúvida é um valioso trabalho para qualquer paciente de câncer. Sou grata por isso. Uma campanha a nível nacional para que o SUS cubra os medicamentos de terceira linha do tratamento. São medicamentos caros e que quando entramos na justiça o tempo para conseguir é muito longo e pacientes de câncer não tem esse tempo, além das interrupções no tratamento devido a demora na liberação do dinheiro para a compra. O SUS deveria fazer essa distribuição.

Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil?
Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  


Maria de Fátima - Já dei o recado acima, dos medicamentos e também acredito que pacientes de câncer deveriam ter uma ajuda diferenciada do INSS. Temos tantas necessidades especiais, temos que ir até o hospital várias vezes ao mês. Há um grande número de exames que são feitos periodicamente, a alimentação é bastante diferenciada, é impossível suprir todas essas necessidades básicas com um salário mínimo.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho