[CÂNCER DE INTESTINO] Lorena Marques de Lima

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Lorena Marques de Lima - Meu nome é Lorena Marques de Lima, tenho 25 anos, me casei há 5 meses no meio do tratamento, sou formada em Administração de Empresas, e sou compradora em uma concessionária.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer de intestino?

Lorena Marques de Lima - No dia 16/4/2012 comecei a sentir fortes dores na região doabdômen, mas como sou muito nova, os médicos nunca imaginaram que poderia ser câncer. Fiz alguns exames, mas não cheguei a fazer colonoscopia. Através de um ultrassom que os médicos avaliaram como cisto no ovário, fui para a mesa de cirurgia com este diagnóstico. Um dia antes da cirurgia tive febre de 39 graus, onde o meu tumor já tinha supurado. Ao iniciar a cirurgia o médico constatou que era um tumor no intestino grosso e, por sorte, ele é cirurgião geral e conseguiu fazer a retirada do tumor.

Instituto Oncoguia - Qual foi sua reação ao descobrir o diagnóstico? O que sentiu?

Lorena Marques de Lima - Eu apenas fiquei sabendo o que havia acontecido 10 dias após a cirurgia com o resultado da biópsia. Mesmo tendo que utilizar bolsa de dreno e o tipo de cirurgia, eu nem imagina o que poderia ter acontecido. Mas Deus neste momento me preparou e, quando o meu pai me deu a notícia eu reagi muito bem. Bem melhor do que todos esperavam. Chorei muito, mas acreditei que teria que passar por essa provação por algum motivo.

Instituto Oncoguia - Qual foi sua maior preocupação neste momento?

Lorena Marques de Lima - Meu maior medo era realmente de não resistir ao tratamento e morrer. Eu estava planejando o casamento, havia acabado de me formar e o meu noivo tinha sido transferido para outro Estado. Eu via tudo seacabando. Foi muito difícil este momento.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Lorena Marques de Lima - A primeira coisa que fiz foi procurar um oncologista, que me solicitou uma tomografia para ver se não havia metástasepelo fato da minha cirurgia ter sido de urgência. O segundo passo foi iniciar a quimioterapia

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora?

Lorena Marques de Lima - No último dia 12 eu encerrei o meu tratamento, que foi composto por 18 sessões de quimioterapia, que foram feitas 1 vez por semana. Agora começo o controle de 3 em 3 meses.

Instituto Oncoguia - Quais tratamentos você já realizou?

Lorena Marques de Lima - Fiz quimioterapia com os medicamentos mais fortes para garantir que nenhuma célula maligna tenha ficado no organismo. Não será necessário que eu faça radioterapia.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Lorena Marques de Lima - Eu fiz apenas quimioterapia, portanto achei o mais difícil por deixar o paciente muito debilitado.

Instituto Oncoguia - Você realizou seu tratamento pelo SUS ou plano de saúde?

Lorena Marques de Lima - Eu iniciei o meu tratamento pelo SUS e faltando 6 sessões para o término do meu tratamento o medicamento acabou no hospital. Como eu havia casado no civil no meio do tratamento eu consegui com que o convênio do meu marido liberasse o final do tratamento.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Lorena Marques de Lima - Tive muitos efeitos colaterais, como vômitos, constipação, falta de apetite e dor no corpo.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Lorena Marques de Lima - A relação com o meu médico foi ótima. Muito prestativo e sempre me informava de como seria o tratamento desde o início.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Lorena Marques de Lima - Hoje me relaciono com o proctologista, oncologista e frequentemente com aginecologistapara que eu controle os meu hormônios pós-tratamento.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Lorena Marques de Lima - Fiz um acompanhamento inicial com nutricionista, mas hoje já sei tudo o que posso e não posso ingerir e encerrei.

Instituto Oncoguia - Durante o tratamento do câncer, o que foi mais difícil de enfrentar e por quê?

Lorena Marques de Lima - O mais difícil era ficar 5 horas no hospital tomando o soro e vendo toda minha família sofrer junto.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Lorena Marques de Lima - O apoio de toda minha família e o meu marido que me mostrou que o amor existe sobre todas as coisas.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Lorena Marques de Lima - Como eu acabei o meu tratamento há uma semana, agora penso no meu futuro e expectativas para 2013. O médico já me liberou para retornar ao trabalho em fevereiro, estou com casamento marcado na igreja em abril, voltei a fazer atividade física e no próximo mês já posso voltar a frequentar clubes, cinema etc.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Lorena Marques de Lima - Ter muita fé em Deus e acreditar que tudo na vida existe um propósito e que lá na frente irei entender porque tudo isto aconteceu. Pedir a Deus todos os dias quando acordar mais força e coragem para enfrentar o novo dia. "Deus não nos dá mais do que conseguimos carregar"

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Lorena Marques de Lima - É sempre bom se informar de tudo o que está acontecendo pois muitas vezes a gente sofre sem necessidade por uma coisa que é fácil de resolver.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Lorena Marques de Lima - Eu me informei através de pessoas que tiveram o mesmo câncer que eu e troquei ideias e experiências. Eu não gostava muito de pesquisas em internet, pois várias vezes vai muito além do que estamos passando.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Lorena Marques de Lima - Conheci através de uma amiga que criou um grupo no facebook para pacientes com o diagnóstico de câncer e ela compartilhou o site de vocês.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão para nos dar?

Lorena Marques de Lima - Sempre manter o site atualizado e dar sempre dicas de prevenção não apenas para pacientes com mais de 50 anos, pois eu sou uma prova viva que o câncer pode aparecer para pessoas de qualquer idade.

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de contar?

Lorena Marques de Lima - Gostaria de deixar um recado para que os pacientes controlem sempre a alimentação e consulte sempre o médico, pois seu eu tivesse feito isto não teria passado por tudo o que passei.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho