[CÂNCER DE INTESTINO] Deorandy Francisco

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
  
Deorandy - Vou completar 76 anos no próximo dia 14 de abril. Sou aposentado desde 1981, embora esteja trabalhando até hoje com eventos esportivos e sociais.
 
Trabalhei durante 41 anos na ABB, em Osasco e Guarulhos, sendo 17 anos na área de RH. No período de 1991 a 2001 fui o administrador do Clube ABB, ocasião em que criei o Projeto "Criança – Futuro Esperança”, com o objetivo de educar e despertar a cidadania em crianças carentes de uma das áreas livres de Osasco.
 
Gosto muito de esportes em geral e a empresa da qual sou um dos sócios promove campeonatos, olimpíadas, torneios, etc. para empresas, prefeituras, escolas.
 
Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?
 
Deorandy - Sentindo dores na região intestinal, ainda assim relutei muito para fazer o exame de colonoscopia, que acabou detectando um tumor de 5 cm no intestino grosso.
 
A alimentação passava (quando passava) por uma abertura de apenas 1 cm. Encaminhado ao Servidor Público (sou conveniado agregado) fui internado em regime de urgência e operado em 2 de março de 2011. Houve um corte de 33,5 cm do intestino grosso além da extração da vesícula.
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?
 
Deorandy - Adepto da doutrina espírita, recebi a notícia de forma absolutamente tranqüila (muito mais do que meus parentes), mesmo quando da urgência da internação, por entender que os desígnios de Deus são inevitáveis.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?
 
Deorandy - Naquele momento, imaginando que poderia acontecer o pior, tentei passar tranquilidade às filhas e netos (sou viúvo há 3 anos).
 
Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Deorandy - Uma das filhas marcou consulta com urgência (com guia de um médico gastroclínico) no Servidor, como informado acima.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Deorandy - Fiz 24 sessões de quimioterapia e agora devo fazer alguns exames para acompanhamento.
 
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?
 
Deorandy - Os exames pré-operatórios (colonoscopia, tomografia e proctológico são terríveis). Acho que num momento de alta tecnologia como o atual, creio que métodos mais modernos e menos sacrificantes poderiam ser criados.

Instituto Oncoguia -Você teve efeitos colaterais?

Deorandy - Nada sério. Estou tentando me alimentar de forma mais adequada para evitar eventuais sequelas.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Deorandy - Com o oncologista há um relacionamento normal (está substituindo há um mês, outro que se aposentou meio que inesperadamente). Já com os cirurgiões (principalmente o mais jovem que vem me acompanhando de perto), o relacionamento é quase familiar dada a atenção com que se dedica.

Instituto Oncoguia -Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Deorandy - Não, creio que não há necessidade disso.

Instituto Oncoguia - Na sua opinião, o que é mais difícil de enfrentar durante o tratamento e por quê?

Deorandy - A químio é meio desagradável, mas nada que seja sacrificante. Já os exames acima citados, são desesperadores.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Deorandy - A atenção da família e dos amigos (recebi 110 mensagens de carinho e incentivo por e-mail). A dedicação dos médicos e do corpo de técnicos de enfermagem foi surpreendente. Eu não esperava tamanho amor à profissão.

Instituto Oncoguia- Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Deorandy - Além do trabalho na área administrativa dos eventos, fui convidado a prestar serviços administrativos na Liga Itapeviense de Futebol durante algumas horas por dia. Com a idade avançada, não há muito por que planejar. Penso em continuar fazendo o que posso e o que sei, porque gosto do que faço.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Deorandy - Em primeiro lugar, independentemente da religião que professa, há que se acreditar que Deus não faz nada errado e não dá uma carga que a pessoa não possa suportar. Além disso, se não houver sucesso numa eventual cirurgia, a morte não significa o fim da vida.

Outra coisa deveras importante é confiar na medicina e agir com a maior naturalidade possível, sem desespero e sem preocupações. Os médicos sabem muito mais do que imaginamos e se não obtiverem êxito é porque esse é o desejo de Deus.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Deorandy - Particularmente penso que, se o paciente tem estrutura emocional, deve receber todo o esclarecimento possível, mesmo os mais desagradáveis.
 
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?
 
Deorandy - Sinceramente, não. A partir do diagnóstico apenas fui cumprindo o que era designado. Confiei nos médicos sem maiores preocupações.

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de nos contar?

Deorandy - Apenas parabenizar pelas publicações e por essa página de entrevista que pode trazer algum retorno importante. A informação séria e objetiva pode trazer ajuda a muita gente.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho