[CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Jussara Regina Pereira

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Jussara Pereira

Jussara - Meu nome é Jussara Regina Pereira, tenho 43 anos, separada e 3 filhos maravilhosos!

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Jussara - Bom, comecei sentindo dores abaixo da coluna e, como fazia academia e pegava muito peso, achei que essas dores derivavam de alguma postura errada nos exercícios. Mas as dores se intensificaram e além dela comecei a ter hemorragia. 

Passei por 2 médicos diferentes que me diagnosticaram um mioma intramural. Passei cerca de seis meses apenas trocando de anticoncepcionais e tomando muito analgésico. Um dos médicos já havia agendado minha cirurgia para retirada do útero, pois era o que melhor se podia fazer, para que eu não viesse a ter mais este tipo de problema, segundo o médico. Pois bem, a cirurgia já estava marcada para 08 de março de 2012, mas no dia 02 de fevereiro do mesmo ano tive uma perda de sangue fortíssima, onde fui levada às pressas para o hospital. Quando cheguei, já estava em estado crítico devido à perda abundante de sangue. Fiz vários exames e constataram que eu não tinha mioma, mas um câncer de colo de útero que já apresentava metástases. Foi classificado como B III.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Jussara - Na verdade, eu percebia que tinha algo muito mais grave que um simples mioma, pois os médicos manifestavam muita indignação com o diagnóstico que me foi passado antes da internação. Comecei a perceber um cuidado extremo por parte da equipe médica e de enfermeiros relativo a mim. Foi quando perguntei a um dos médicos se eu tinha câncer, pois muitos dos termos médicos que eles utilizavam comentando meu caso, eu conhecia. O médico olhou pra mim e falou sem rodeios: "Sim, você tem câncer!"

A primeira sensação foi muito estranha, pois parecia que não era comigo. Parecia algo surreal, talvez um sonho do qual eu fosse acordar a qualquer momento. Mas, não era um sonho, era comigo e era a realidade que eu deveria enfrentar.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Jussara -
Saber como seria minha vida dalí pra frente.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?


Jussara - Embora muito debilitada devido à perda intensa de sangue, fui dando um passinho de cada vez, vivendo, realmente, um dia após o outro.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Jussara -
Sim, já fiz Quimio, Radio, Braquiterapia e só depois de tudo isso arriscou-se uma cirurgia. No meu caso, não houve possibilidade de se fazer a retirada do órgão atingido, devido à complexidade do caso. Já me recuperei desta cirurgia e meu Oncologista me indicou para uma "Exenteração Pélvica", uma cirurgia altamente complexa, como única alternativa de tratamento para meu caso.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Jussara - Eu sofri bastante com as reações da Radio e da Braquiterapia, pois eu vivia às voltas com infecções urinárias.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?


Jussara - Tive muito enjoo, os alimentos tinham um sabor metálico, funções intestinais completamente irregulares, mas o tratamento mais difícil para mim foi a Radio que afetavam meus rins e me deixava muito suscetível a infecções, e a Braquiterapia, que além de tudo isso, no meu caso, era bem dolorosa.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Jussara - Continua sendo uma relação franca e aberta.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Jussara -
Ginecologista, Nutricionista, Acupunturista e Psicólogo.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Jussara - Sempre tive esse privilégio desde muito antes de manifestar qualquer sintoma.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?


Jussara - Como tenho muitos amigos das áreas em que necessitei de ajuda, a Nutricionista era uma delas, que me auxiliou em todo meu processo alimentar.
 
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?


Jussara - Como, para meu caso, todos os recursos clínicos já foram tomados, resta apenas saber se eu estarei apta há uma cirurgia de amputação denominada "Exenteração Pélvica".

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?


Jussara - Apesar de tudo isso, estou vivendo plenamente. Não tenho mais dores, não estou tomando remédio algum, salvo a Quimioterapia paliativa, até que se comprove que eu estou apta a cirurgia, e algumas vitaminas. Cuido sozinha da minha casa, faço artesanato, saio bastante, me divirto muito e aproveito cada segundo com a minha família, com amigos e com trabalhos onde eu possa ser útil ao meu próximo.

Ah, meu cabelo só caiu com a Quimio que voltei a fazer, pois graças ao meu bom estado de saúde, posso fazer uma Quimioterapia com componentes diferentes e que, desta vez, me deixou sem meus cabelos ruivos. Mas, saibam que como uma boa geminiana que adora mudar o visual, eu estou curtindo muito poder usar lenços de todas as formas.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Jussara - Hoje eu estou me dedicando exclusivamente ao meu lar, à minha família e ao meu bem estar, pois antes de tudo isso, minha vida era muito intensa. Trabalhava no setor comercial de uma empresa de tintas, de dia e, à noite, numa clínica de fisioterapia como Massoterapeuta. Minha meta é viver com alegria plena todos os momentos, aprendendo com tudo o que ficou pra trás, pois hoje eu sei o valor que tem o meu momento presente!

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?


Jussara - Para não cair nas ciladas do desespero, se informar de todas as formas sobre seu caso, enfrentando tudo com base na realidade. Acreditar que tudo, mas tudo mesmo é possível, pois quando adentrei ao hospital em fevereiro de 2012, os médicos alertaram minha família que eu teria no máximo uma semana de sobrevida e aqui estou eu, um ano e quatro meses depois, acreditando sempre!

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Jussara - Ela é essencial para que você possa lidar melhor com tudo, possa se analisar melhor e, com isso, se ajudar em todo processo.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Jussara - Eu li bastante sobre o assunto, busquei muita informação na internet e conversei muito com meu oncologista.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  

Jussara - No processo de me informar, de querer saber sobre o câncer pela internet, encontrei o site do Oncoguia e não pensei duas vezes para me cadastrar e fazer parte desta família.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Jussara - Eu só tenho a agradecer todas as informações que recebí, pelo carinho das pessoas que, através do site, eu contatei, pela maravilha que é o ESPAÇO COR DE ROSA, pelo lenço maravilhoso que recebí, pela gentileza sem tamanho dessa equipe comprometida com a vida. Muito obrigada a todos vocês!

Um beijo muito doce no coração!
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho