[CÂNCER COLORRETAL] Maria Aparecida de Souza

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 

Maria Aparecida de Souza - Maria Aparecida de Souza, 43 anos, de São Paulo capital.

Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer?

Maria Aparecida de Souza - Olá boa tarde!!! Tive Neoplasia de Sigmoide - Intestino.
 
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Maria Aparecida de Souza - Em 2009 comecei a sentir muitas dores abdominais, dores insuportáveis, fui ao ginecologista achando que fosse alguma inflamação, fiz todos exames necessários, mas não acusou nada, e continuava a sentir dores e começou sangramento pelas fezes, voltei ao g.o. expliquei o que estava acontecendo e ele me orientou a passar com gastro. Marquei consulta, fiz uma colonoscopia e foi diagnosticada que estava com tumor maligno.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? 

Maria Aparecida de Souza - No mesmo dia em que fiz a colonoscopia, meu esposo foi comigo, e a médica que fez o exame chamou ele e contou o que eu tinha, ele ficou arrasado, chamou minha família no outro dia na casa de minha mãe, e foi ai que me contaram, bom a princípio foi um choque, não imaginava que pudesse acontecer comigo, mas mesmo com o choque firmei meu pensamento em Deus e tive que enfrentar, na certeza que iria me curar.

Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Maria Aparecida de Souza - Bom a primeira reação é que eu poderia morrer, mas logo Deus falou pra mim, filha eu sou contigo.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Maria Aparecida de Souza - Bom, o médico disse que era para eu operar, fazer exames pré-operatórios, e para mim, tinha que operar naquela mesma hora, mas ele me falou para eu fazer os exames, marcou a cirurgia, e que esse tipo de tumor não cresce muito rápido, mas tinha que operar sim, fiz os exames, operei. O Dr. Marcos (cirurgião) no dia que marcou a cirurgia disse que iria ser uma cirurgia complicada devido ao meu peso, tinha 95 kg. gordinha, e que tinha que chamar uma equipe médica, mas sempre confiei que ia dar tudo certo, e que o médico iria me dar os parabéns pelo sucesso da cirurgia. Dito e feito, um dia depois que ja tinha operado o Dr. Marcos foi no meu quarto, e quando ele chegou eu estava sentada na cama, e ele me disse, nossa você está bem, já está até sentada, e parabéns a cirurgia foi um sucesso, o que era pra durar 5 horas durou pouco menos de 4 horas. Fiquei super feliz, foi retirado 30 cm de intestino.
 
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Maria Aparecida de Souza - Fiquei internada 14 dias, pelo meu convênio Ameplan, Hospital Vidas, na Avenida Nossa Senhora Sabará em Santo Amaro, vocês conhecem? Depois comecei a fazer tratamento com o oncologista Dr. Agamedis. Ele falou que no meu caso nem ia precisar fazer quimioterapia, mas ele pede pra fazer pra garantir, então fiz 6 sessões, 2 por mês. Meu cabelo não caiu, ainda bem (rsrsrsrs)! 

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?

Maria Aparecida de Souza - como só fiz a químio, não fiz a rádio, pra mim foi a químio. Pelas reações que sofremos no organismo.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? 

Maria Aparecida de Souza - Na primeira só sonolência, mas na segunda em diante muitos enjoos, náuseas, vômitos, acordava de madrugada sentindo enjoos fortes, chorava, achava que não ia passar, mas passou. 

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Maria Aparecida de Souza - Ótimos, tanto o que me operou Dr. Marcos Bourdoo quannto Dr Agamedis (oncologista) são profissionais de primeira. Me deixavam à vontade para tirar quaisquer dúvidas.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

Maria Aparecida de Souza - Só com esses dois, além dos enfermeiros, claro!

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Maria Aparecida de Souza - Não. não precisou.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Maria Aparecida de Souza - Também não.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Maria Aparecida de Souza - Bom, a químio não faço mais, graças a Deus. Só uma vez por ano, passo com os dois médicos, refaço a colonoscopia e faço exames de sangue, o CEA. Graças a Deus o Dr. Marcos e Dr Agamedis me dão os parabéns que eu estou 100% curada.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Maria Aparecida de Souza - Operei em 2010, faz 4 anos. Depois de 2 meses operada voltei a trabalhar, continuo trabalhando, não paro, me sinto ótima, 
 
Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Maria Aparecida de Souza - Trabalho em loja de materiais p/ construção do meu irmão, estou pensando em dar uma parada, descansar um pouco. Sempre que fico sabendo de algum caso de algum conhecido, levo meu testemunho, dou força orações, e meu sonho é parar de trabalhar e entrar como voluntária em algum hospital que cuida de pacientes com câncer, levar um apoio, um incentivo pra lutar e vencer. Meu pai faleceu com essa mesma doença em novembro de 2012. Ele não teve a mesma sorte que eu, infelizmente, o interessante que sem saber, na mesma época que eu descobri que estava ele também estava com o câncer, mas só bem depois que eu tinha operado e tudo, é que ele começou a sentir os mesmos sintomas que eu senti, mas não falou nada, ai ele começou a perder peso muito rápido, e percebemos, levamos ele ao médico, fez exames e constatou que o estado dele estava avançado, mesmo assim ele operou, retirou o intestino todo, próstata, bexiga, usava 2 bolsas, e eu é que acompanhava ele em tudo, consultas, exames, fiquei 16 dias no hospital com ele, quimioterapias, 48 radioterapias, depois da cirurgia continuando indo as consultas, mas ele foi enfraquecendo, deu derrame nos dois pulmões, a doença atacou os pulmões, e ele não resitiu, o tempo que passamos com ele nessa luta, foi muiiiitttoooo pior que a minha, Eu vi meu pai morrer aos poucos. Foi muito triste para todos nós. Por isso que tenho que fazer algo por essas pessoas, nem que seja só uma palavra, uma oração, um carinho. Ainda vou realizar isso. Eu creio.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Maria Aparecida de Souza - Que não abaixe a cabeça, que não desista de viver, lute até o fim, que descobrindo de início tem cura, hoje a medicina está avançada, que se apegue com Deus, e passe o que passar, cirurgia, tratamento, mas vai vencer. 

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Maria Aparecida de Souza - É muito importante, pois você vai saber lidar com ela, o que essa doença quer é deixar a pessoa desanimada, triste, se entregando, e não pode. 

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 

Maria Aparecida de Souza - Sim, lia muito na internet, meu filho trabalhava comigo  e falava pra eu parar de ler essas coisas, que poderiam me deixar triste, mas não eu falava, não filho, eu tenho que ler, conhecer, pra saber lutar contra esse mal. eu vou vencer,  E VENCI.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  

Maria Aparecida de Souza - Pela internet, pesquisando mesmo depois de estar tudo bem comigo, procuro me informar pra poder ajudar outras pessoas.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Maria Aparecida de Souza - Eu quero é poder ir aí conhecer de perto o trabalho de vocês, e quem sabe poder ser voluntária.

Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

Maria Aparecida de Souza - Só quem passou, ou passa por essa situação sabe que é doloroso, meu pai foi tratado no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo V. Carvalho em Santa Cecilia, ótimo hospital, ótimos médicos, ótimos enfermeiros, pessoas da limpeza, todos, sem exceção são atenciosos, têm um cuidado e carinho tremendo. Fiquei triste quando vi a reportagem que estava fechado, fiquei indignada, quantos bilhões, os governantes desviam para si próprios, para coisas que não ajudam o povo, e não fazem nada pra ajudar essas pessoas. Tem que investir mais em experiências, criar mais hospitais, eu queria que algum deles passassem um tratamento no SUS pra ver o horror que está, pessoas sento atendidas no chão, sem higiene nenhuma, e não adianta falar que não tem dinheiro que tem.  Nem dá para falar mais... É terrível! Desculpem.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho