[CÂNCER COLORRETAL] Caroline Machado

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Caroline Machado - Meu nome é Caroline Machado, tenho 28 anos, sou blogueira e maquiadora.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer de intestino?

Caroline Machado - Em março de 2012 comecei a ter dores horríveis na barriga no lado esquerdo, próximo ao osso da pélvis. Sentia vontade de ir ao banheiro, mas lá não conseguia fazer nada.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Carolina Machado - No primeiro momento eu fiquei totalmente sem reação, parece que passa sua vida toda pela cabeça e é impossível você não se pegar pensando: e agora? Será isso? Minha vida vai acabar assim? Logo que saí do consultório eu desabei e chorei, por uns cinco minutos. E foi então que resolvi encarar, rápido assim, disse aos meus pais: se fui escolhida para passar por isso, Deus deve ter seus motivos. Vamos lá, enfrentar o que tiver que enfrentar da melhor maneira possível.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Caroline Machado - Minha maior preocupação era ter que trancar a faculdade de Agronomia que pretendo continuar assim que possível.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Caroline Machado - Fiz a primeira cirurgia para retirada do tumor primário, que se encontrava no intestino grosso, mais precisamente na região, reto-sigmóide. Foi retirado 30 cm do meu intestino.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Caroline Machado - Já. Fiz 12 quimioterapias com o protocolo Folfox, e mais 4 quimioterapias com o protocolo Folfiri.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Caroline Machado - Olha, eu não fiz radioterapia, fiz somente quimioterapia. Mas, em minha opinião, acho que depende muito de como o seu organismo reage, a idade da pessoa e a cabeça também contam muito.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Caroline Machado - Com certeza. Tive vários efeitos colaterais, como pés e mão dormentes (que ainda tenho), feridas na boca, falta de apetite, mal estar, tonturas, sonolência e vários outros, cada quimioterapia eu sentia algo diferente. A pior de todas é a diarreia, que te impossibilita de seguir uma rotina normal, pois é o intestino que manda na sua vida.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Caroline Machado - Bom, no início foi ótima, mas depois que procurei uma segunda opinião, a equipe que me atendia não gostou muito e não concordaram com a conduta da médica do Sírio Libanês. Aí procurei outro médico, que estou adorando e tem me deixado muito mais confiante.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Caroline Machado - Fui algumas vezes em uma psicóloga e também em uma nutricionista, mas eram da clínica onde eu fazia as quimioterapias e já estavam inclusos no pacote.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Caroline Machado - Bem pouco, mas acho que deveria ter feito mais.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Caroline Machado - A nutricionista sempre passava na sala de quimioterapia, sempre esclarecendo dúvidas.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Caroline Machado - No momento parei com a quimioterapia, pois não estava mais fazendo efeito. Vou então para a cirurgia na semana que vem, tenho metástase no fígado e preciso operar. A cirurgia é a cura, a quimioterapia é somente o tratamento.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Caroline Machado - Minha vida está parada. Não consigo fazer nada do que fazia antes, estou fraca, apesar de ter engordado bastante, sempre inchada e sem muito ânimo, apenas para dormir (risos). Meu intestino está quase normalizando, pois já faz 4 semanas que parei a quimioterapia.

Estou ansiosa para a cirurgia, pois sempre tem riscos, ainda mais em um órgão vital como o fígado, mas estou confiante que Deus me dará a oportunidade de continuar viva e com saúde.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Caroline Machado - Estou fazendo minha terceira faculdade, já fiz nutrição (não pratico), Tecnólogo em Cosmetologia e Estética e agora estou fazendo Agronomia. Pretendo continuar com a estética facial e maquiagem e também com o meu blog, é claro!

Quero me casar, ter filhos e formar minha família, só preciso disso para ser feliz e se Deus quiser conquistarei em breve.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Caroline Machado - Pensamento positivo SEMPRE. Saiba que não existe alternativa além de lutar e encarar. A única escolha é: como você vai enfrentar essa situação? Com fé ou sem? Com alegria ou tristeza? Com pensamentos e atitudes positivas ou negativas? É você quem decide como será essa fase na sua vida. Sim, é somente uma fase, pois tudo passa e com certeza essa batalha também passará. Não culpe ninguém pelo que você está passando e pense que você tem que encarar, pois ninguém poderá passar por isso no seu lugar, infelizmente.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Caroline Machado - Acho fundamental saber com o que você está lidando, mas acho importante pesquisar em sites científicos, que passem alguma credibilidade, ou melhor, se conseguir arrancar do seu médico essas informações valiosas.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Caroline Machado - Sempre. Até hoje, que já faz dez meses eu ainda busco informações e estou sempre aprendendo. Como tenho graduação na área da saúde sei me guiar pelos sites na internet e também com todos os médicos eu pergunto tudo que eu posso e lembro.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Caroline Machado - Em minhas buscas pela internet, lendo algum blog, mas não saberei dizer qual.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Caroline Machado - No momento acho super importante que, o site como tem grande acesso, dê aos blogs um destaque maior, pois dessa maneira estaremos ajudando alguém que esteja na mesma situação, buscando informações e cheio de dúvidas nesse momento tão difícil.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho