[CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Carneiro

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Alessandra Carneiro - Meu nome é Alessandra Carneiro. Sou casada há 17 anos com Wlissys Coelho, tenho duas filhas: Gabriella com 15 anos e Sophia com 11 anos. Ah, e 4 cachorros! Toddy, Angel, Gentil e Lili Chantilly!

Sou uma amante da vida! Amo Festas! Sou dona de casa, vulgo "do lar” e amo minha profissão! Amo cuidar das minhas coisas, decorar minha casa! Enfeitar, enfeitar, enfim... Sou FELIZ!

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com Câncer no Intestino?

Alessandra Carneiro - Em Dezembro de 2009, comecei sentir umas dores estranhas, não era dor de barriga, dor de barriga eu conhecia e muito bem! Sempre tive medo de ter câncer, a família da minha mãe tem polipose familiar, e esse era um fantasma em minha vida. Não agi com negligência, simplesmente fui confiante demais, aquela velha frase: "Isso não acontece comigo!” e aconteceu! Rs

Instituto Oncoguia - Qual foi sua reação ao descobrir o diagnóstico? O que sentiu?

Alessandra Carneiro - Moro no interior e fui tratada aqui durante 3 meses de gastrite, e às vezes, de "Piti Emocional”, não sei se vocês já ouviram falar: Frescurite Aguda!

Fui para Belo Horizonte na marra, não queria deixar minhas filhas, meu marido, minha casa... Quando lá cheguei fui encaminhada ao Dr. Rodrigo e ele decidiu por uma cirurgia de emergência! (estou resumindo ao máximo!), quando soube que ia ficar ostomizada, para mim foi um choque, era o fim da picada usar uma bolsa de colostomia!

Quando acordei da cirurgia, a primeira coisa que fiz foi passar a mão na barriga para ver se o Dr. Rodrigo não poderia ter se enganado! Oh não! Que nojo! Que feio!

E quando saiu o resultado da biópsia (biópsia, a gente sempre espera, sonha que ela seja boa!), quando ele me disse que era um daqueles "Nomes” da vida, que era o que ele imaginava, e que iria ligar para a Dra. Ana Carolina, a oncologista... Gente, vocês não tem noção! Meu mundo caiu! Fiquei como cachorro que cai do caminhão de mudanças! Arriei os quatro pneus! Fiquei sem chão...

Instituto Oncoguia - Qual foi sua maior preocupação neste momento?

Alessandra Carneiro - Na minha cabeça, eu estava sentenciada de morte! Quanto tempo de vida? E minhas filhas? Tantos sonhos... Tantos planos...

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Alessandra Carneiro - Fui encaminhada para a Oncologista e fiz 6 meses de quimioterapia.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora?

Alessandra Carneiro - Em 2011 apareceu uma metástase no fígado, fiz químio, os nódulos sumiram, só que depois de um tempo, na ressonância magnética, eles reapareceram, e também uma novidade, no pulmão! Eu mereço viu! Aí em julho operei o fígado e em agosto o pulmão. Graças ao meu bom Deus, todas as cirurgias foram um sucesso! Deus é comigo!

Estou fazendo quimioterapia em Belo Horizonte de 14 em 14 dias.

Instituto Oncoguia - Quais tratamentos você já realizou?

Alessandra Carneiro - Além das cirurgias fiz quimioterapia.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Alessandra Carneiro - Sinceramente, o mais difícil? É ficar longe de casa e da família.

Instituto Oncoguia - Você realizou seu tratamento pelo SUS ou plano de saúde?

Alessandra Carneiro - Tenho plano de saúde.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Alessandra Carneiro - Muita diarreia e vômito.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Alessandra Carneiro - Posso dizer que minha médica Dra. Ana Carolina, a oncologista tão temida, é hoje minha amiga do coração! Ela vibra com minhas vitórias, guerreia comigo, acredita em mim e eu nela!

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Alessandra Carneiro - Tenho o coloproctologista, Dr. Rodrigo, o cirurgião hepático, Dr. Omar, o cirurgião torácico, Dr. Guilherme e a Dra. Luciene, a radiologista.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?

Alessandra Carneiro - No início eu precisei de uma psicóloga para me ajudar com as questões do ostoma, ela me ajudou demais e entender e a me aceitar. E uma nutricionista também me ajudou, pois estava debilitada demais e muito abaixo do meu peso.

Instituto Oncoguia - Durante o tratamento do câncer, o que foi mais difícil de enfrentar e por quê?

Alessandra Carneiro - A distância de casa, pois moro a 600 km de distância de Belo Horizonte, onde faço o tratamento, isso e muito difícil, pois enfrento uma estrada tensa de 9 horas de viagem de ônibus.

Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?

Alessandra Carneiro - Fundamental? A fé, o apoio da minha família e o carinho dos meus amigos, isso tudo é o combustível da minha vida! Eles são minha energia!

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Alessandra Carneiro - Sabe, sempre fui apaixonada pela vida! Amo o mar, o sol, céu azul, piscina, amo festa, amo o Natal, cores, luzes, brilho, purpurinas! Amo artesanato, customização, decoração da minha casa, das minhas festinhas!

Sonho com minha cura total! Sonho com minha casa, simples, porém deliciosa, aconchegante! Sonho com minhas filhas estudadas, realizadas, meu marido estabilizado, em paz... E sonho com meus colegas curados e felizes! Porque para ser feliz de verdade a gente precisa de muito pouco, só que a gente só se dá conta disso quando passamos alguns perrengues na vida.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Alessandra Carneiro - A minha sugestão é a seguinte: NÃO DESANIME, SEJA FORTE E CORAJOSO(A)! NÃO ENTREGUE OS PONTOS!

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Alessandra Carneiro - Devemos nos informar, mas ao mesmo tempo, devemos tomar cuidado com precipitações e com "achômetros”!

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Alessandra Carneiro - Tenho muito receio de "me informar demais”, pois no começo do meu tratamento eu busquei informações demais, em livros na internet e isso me fez muito mal, foi como se eu ficasse prevendo o futuro e eu aprendi que cada caso é um caso. Hoje eu vivo step by step, um dia de cada vez, se a ansiedade ou o medo aparecem, eu clamo a Deus e respiro fundo, busco uma respiração lá do fundo! E assim Deus tem me dado paz e tranquilidade no tratamento.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Alessandra Carneiro - Procurando informações sobre diretos do paciente com câncer.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão para nos dar?

Alessandra Carneiro - Gostaria que os pacientes quimioterápicos ou com problema de intestino fossem vistos com respeito e carinho nas lojas e estabelecimentos que precisam usar o toalete e não podem por pura burocracia ou falta de humanismo das mesmas.

Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de contar?

Alessandra Carneiro - Queria só agradecer pelo carinho e presteza com que fui atendida por vocês hoje! Isso não tem preço!

Com carinho,
Alessandra Carneiro
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho