Instituto Oncoguia apoia o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro
A UICC - Union for International Cancer Control está liderando, neste ano, uma das maiores campanhas de combate ao câncer ao redor do globo. Com o slogan "Câncer – o que você sabe?” a UICC busca esclarecer os mitos sobre a doença e convida organizações e pessoas do mundo todo a aderir ao movimento. O tema da campanha está associado ao objetivo número 5 da World Cancer Declaration, que trata exatamente sobre a importância de desmistificar a doença.
O dia 4 de fevereiro foi o escolhido para marcar a luta mundial de combate ao câncer. Nesta data, o mundo reúne-se em uma só voz com o grande objetivo de alertar sobre a doença, discutindo não apenas as formas de prevenção e tratamento, mas também as implicações sociais, econômicas e políticas desta enfermidade, que já é responsável por grande parte das mortes no mundo, sendo considerada um problema de saúde pública global.
Para 2030, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou uma incidência de aproximadamente 27 milhões novos casos de câncer, 17 milhões de mortes decorrentes da doença e 75 milhões de pessoas vivendo com a enfermidade. O cenário é preocupante e para diminuirmos esses números, temos que agir agora.
Muitos, porém, ainda evitam falar sobre o "câncer” e têm, até mesmo, certo receio em pronunciar a palavra. Precisamos mudar essa realidade. A falta de informação é um dos grandes motivos que tornam a doença um tabu; há ainda muitos mitos sobre o câncer e, na data de hoje, a finalidade maior é mostrar as verdades sobre a doença e as formas de agir contra ela.
O Instituto Oncoguia faz parte desse movimento, já que nossa tarefa diária é a disseminar informação de qualidade sobre a doença, sempre quebrando mitos e mostrando que é possível sim viver bem apesar do câncer. Hoje, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, reforçamos o nosso compromisso com a sociedade.
Você também pode participar! Veja abaixo as formas de se engajar na causa e mostrar o seu apoio. Para mais informações, visite também o site oficial da campanha.
Dissemine a informação!
Utilize seus canais de comunicação, como Twitter e Facebook, para engajar amigos, familiares e demais pessoas que fazem parte da sua rede de contatos.
Em todas as citações sobre o assunto, utilize a hashtag #WorldCancerDay. Você pode compartilhar essa página ou qualquer outra de nosso portal. O importante é trazer o assunto à tona. No dia 4 de fevereiro a discussão predominante nas redes sociais deverá contemplar o universo do câncer e você pode ser um disseminador do assunto.
Personalize o seu Facebook! Clique aqui e faça download do banner da campanha. Coloque na sua foto de capa e convide amigos a fazerem o mesmo!
Quer fazer mais?
Se você é uma organização da sociedade civil que está desenvolvendo ações a fim de combater o câncer em sua cidade ou país, deixe registrada a sua ação no mapa de eventos da UICC.
Ajude a traduzir o material disponibilizado pela UICC, assim é possível disseminar a mensagem globalmente. Caso tenha interesse, mande um e-mail para communication@uicc.org.
Engaje seus patrocinadores e demais organizações a apoiarem o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Mostre a importância de incluírem o tema em suas pautas e planejamentos.
Envolva-se em ações de advocacy
O aumento de doenças crônicas não transmissíveis (câncer, doenças cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, demências, etc) já é considerado pela OMS uma pandemia. A partir desta constatação, foi criado o Plano Global de Avaliação e Monitoramento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), que visa definir políticas de escala global sobre a prevenção, controle e monitoramento dessas doenças no período de 2013 a 2020 a fim de diminuir sua incidência e melhorar a resposta às populações.
Você pode participar ativamente para que essas políticas sejam cumpridas. A UICC disponibiliza material para quem têm interesse em se envolver em ações de advocacy.
Saiba mais aqui.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.