Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Campanha Novembro Azul mobiliza senadores pela prevenção ao câncer de próstata     

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/11/2021 - Data de atualização: 04/11/2021


Senadores destacaram nesta semana nas redes sociais o início da campanha Novembro Azul, para conscientização dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata. Na próxima segunda-feira (8), às 10h, o Plenário promoverá sessão especial para chamar a atenção para os cuidados com as doenças masculinas. O prédio do Congresso Nacional ficará iluminado de azul até o dia 16 deste mês.

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) destacou a importância da campanha. “Senhores, jovens, moços, homens do nosso Brasil, é hora de exercitarem o amor-próprio e reforçarem os cuidados com a saúde!”, escreveu. O parlamentar cobrou a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 517/2010) que quebra o monopólio estatal para a fabricação de drogas usadas no tratamento do câncer. O texto, do próprio Alvaro Dias, foi aprovado pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Eduardo Braga (MDB-AM) orientou os homens brasileiros a procurarem acompanhamento médico para evitar o câncer de próstata. “Mais prevenção, menos preconceito. O preconceito não pode ser maior do que o cuidado com a sua saúde”, publicou o senador em uma rede social. 

O senador Cid Gomes (PDT-CE) lembrou que o Brasil registra mais de 15 mil mortes por ano devido ao câncer de próstata. “Muitos casos poderiam ser evitados com a prevenção. Cuidar sempre é o melhor caminho”, escreveu. A senadora Kátia Abreu (PP-TO) também ressaltou a importância da prevenção, lembrando que um homem morre a cada 38 minutos no Brasil devido ao câncer de próstata. “Previna-se. A doença tem 90% de chance de cura quando descoberta precocemente”, recomendou.

Doença silenciosa

O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens e a causa morte de 28% da população masculina que desenvolve a doença, alertou o senador Plínio Valério (PSDB-AM). “É uma doença silenciosa, que só apresenta sintomas quando está em fase avançada. Homens com mais de 50 anos devem ir ao urologista para fazer o exame. Os que possuem histórico na família, obesidade e negros — que sofrem maior incidência desse tipo de câncer — devem fazer o exame a partir dos 45 anos. Estima-se que entre 2020 e 2022 65.840 homens serão afetados por esse tipo de câncer. Se cuidem!”, escreveu.

Os senadores Carlos Fávaro (PSD-MT) e Jader Barbalho (MDB-PA) também destacaram a importância do Novembro Azul. “Não podemos descuidar da saúde, e novembro lembra, especialmente aos homens, que esse cuidado salva vidas”, publicou Fávaro, enquanto Jader ressaltou o foco da campanha no diagnóstico precoce como fator importante para a cura da doença.

Romário (PL-RJ) reforçou a necessidade de prevenção. “Se liga! Se você tem mais de 50 anos ou mais de 45 (se houver histórico familiar desse tipo de câncer), procure um médico anualmente e realize os exames preventivos. Vergonha é não se cuidar! Valeu?”, escreveu o senador.

Fonte: Agência Senado



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive