top

Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Instituto Oncoguia participa de ação global pelo fim dos cânceres da mulher

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/10/2014 - Data de atualização: 27/01/2016



O movimento "Globethon” é uma iniciativa global criada em 2013, que reúne mais de 80 países em prol da conscientização sobre os cânceres ginecológicos (colo do útero, endométrio, ovário, vulva, vagina, trompas de falópio e corpo do útero). O Instituto Oncoguia é o representante oficial do Brasil na iniciativa e, durante o mês de setembro/2013, irá desenvolver ações de conscientização e advocacy, visando cumprir os seguintes objetivos:

  • Dar voz às pacientes que convivem com o diagnóstico de um câncer ginecológico, mostrando os desafios e barreiras para garantia de seus direitos e melhor qualidade de vida.
  • Sensibilizar tomadores de decisão para maior atenção aos cânceres ginecológicos,  com especial ênfase em:
    • Priorização e aprovação dos Projetos de Lei em andamento.
    • Melhoria das políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Relevância do movimento

Estatísticas globais apontam que os cânceres ginecológicos representam 19% de todos os 5.1milhões de novos casos por ano. Estima-se que, a cada ano, mais de 230 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de ovário ao redor do globo e destas, 140 mil morrem em decorrência da doença. O câncer de colo do útero, assim como o de ovário, está entre os mais alarmantes, principalmente na Ásia, América do Sul e África.

Cenário Brasileiro

Os cânceres ginecológicos apresentam alta incidência no Brasil. Por ano, temos 7 mil novos casos de câncer de ovário e 18.430 novos casos de câncer de colo do útero, um tipo de neoplasia altamente prevenível e quase inexistente em países desenvolvidos. No Brasil, porém, é a segunda maior causa de mortes por câncer entre as mulheres (perdendo apenas para o câncer de mama). Este cenário decorre de alguns fatores específicos, como a não adesão das mulheres ao exame do Papanicolaou, a baixa qualidade na realização do Papanicolaou, a falta de informação sobre a doença e a fila de espera longuíssima que existe para iniciar o tratamento pelo SUS. Estes fatores criam uma situação alarmante, que deve ser tratada como prioridade.
  
Instituto Oncoguia em ação! Participe!

Com o objetivo de pedir aos nossos governantes mais atenção aos cânceres ginecológicos, o Instituto Oncoguia entregará uma "Carta Popular” ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à Presidente da República, Dilma Rousseff, listando prioridades e necessidades. A Carta também contará com lista de PLs em andamento, que favorecem a resolução do problema.
 
Como posso ajudar? 
Há muitas formas de ajudar! Você pode:

  • Solicitar o modelo da carta pelo e-mail institutooncoguia@oncoguia.org.br, imprimir, coletar assinaturas em sua cidade e nos enviar o documento por correio.
  • Divulgar a iniciativa em suas redes sociais, pedindo o apoio e assinatura de todos os seus conhecidos.
  • Assinar o nosso abaixo assinado online.

29 de setembro: a grande mobilização!

No dia 29 de setembro de 2013 todos os países irão se mobilizar em prol da causa. O Instituto Oncoguia irá aos principais parques de São Paulo para coletar assinaturas à favor da "Carta Popular que visa priorizar ações de prevenção e detecção precoce dos cânceres femininos. Vamos construir uma grande Carta Popular pelo fim dos cânceres da mulher!

Seja um Voluntário!

No dia 29/9, vamos precisar da sua ajuda! Seja um voluntário e nos ajude a coletar assinaturas ao redor do Brasil! Para contribuir com a causa é muito simples:

Envie um e-mail para institutooncoguia@oncoguia.org.br solicitando o modelo da ‘Carta Popular pelo Fim dos cânceres da mulher’. Imprima a carta e, no dia 29/9, vá aos principais pontos turísticos de sua cidade para colher assinaturas em prol da luta contra os cânceres ginecológicos. Após a coleta, a carta deverá ser entregue ao Oncoguia (envio por correio para a nossa sede). 

Todos que participarem como voluntários ganharão a camiseta oficial da campanha e deverão vesti-la no dia 29/9. Detalhes sobre o tamanho da camiseta e endereço para envio serão discutidos por e-mail. 

Os voluntários também receberão um certificado pelo trabalho desenvolvido.

Até o final de 2013, o Instituto Oncoguia se responsabilizará em entregar a carta para o Ministro da Saúde e para a Presidente da República. Também marcará reunião com parlamentares para entrega do documento sobre as prioridades relacionadas à saúde da mulher.

Para saber mais, visite o site oficial da campanha.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive