Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Campanha do Instituto Oncoguia alerta sobre a gravidade do câncer de pele e estimula a prevenção da neoplasia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


Cuide Bem da Sua Pele. Esse é o nome da Campanha do Instituto Oncoguia lançada neste mês de fevereiro, destinada a chamar a atenção dos brasileiros sobre a importância de adotar uma rotina de cuidados com aquele que é o maior órgão do corpo humano, com vistas à prevenção de lesões pré-cancerosas (como a queratose actínica) e do câncer de pele - neoplasia mais frequente no Brasil, com estimativa de 62.680 novos casos entre homens e 71.490 em mulheres (não-melanoma), correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados. (Fonte: INCA. Estimativa 2012. Incidência do Câncer no Brasil).

No decorrer do ano, a entidade promoverá ações de conscientização nas mídias sociais, Portal Oncoguia (www.oncoguia.org.br), e participará de eventos de saúde, moda e beleza por meio de distribuição de folhetos educativos, produção de reportagens e divulgação de temas relacionados à saúde da pele na mídia, para conscientizar a sociedade sobre a gravidade do câncer de pele e para a adoção do autocuidado responsável com a pele.

Blog - A principal ação da Campanha em 2013 é o Blog Cuide Bem da Saúde Pele (www.cuidebemdasuapele.com.br), diário digital composto de entrevistas em vídeo com dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); orientações para que pessoas conheçam a própria pele e, de acordo com as particularidades, aprendam a promover os cuidados necessários; explicação de profissionais sobre o uso correto do protetor solar e a definição dos diferentes tipos de câncer de pele (melanoma e não melanoma) e das principais doenças pré-cancerosas causadas pela exposição excessiva e desprotegida ao sol.

Também, notícias relacionadas ao tema e publicadas nos principais veículos de comunicação do país serão publicadas no Cuide Bem da Sua Pele.

O layout de blog mudará de acordo com as estações do ano, para lembrar os brasileiros que não há uma época certa para cuidar da pele, mas que isso deve ser feito continuamente. Neste verão, o Blog está ilustrado com as cores da estação, um céu ensolarado ao fundo e banners que remetem à praia e ao mar.

"Ainda existe muito mito em torno do câncer de pele. O brasileiro acredita, erroneamente, que câncer de pele não é nocivo, que é apenas um ‘cancerzinho’. Mesmo quando se trata do melanoma, tipo de menor incidência, mas absolutamente grave, que representa a maioria das mortes por câncer de pele. Infelizmente, ainda se negligencia a saúde da pele no país e a proposta do Oncoguia com a Campanha Cuide Bem da Sua Pele é despertar a atenção e aumentar a conscientização sobre o tema.”, diz a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

No Blog e em outras as ações da Campanha Cuide Bem da Sua Pele, o Instituto Oncoguia estimulará as pessoas ao autoconhecimento e autocuidado da pele, assim como a visitarem periodicamente um dermatologista. Também, a entidade orientará sobre como agir durante uma consulta. "É preciso ser proativo perante o médico. Relatar histórico de doenças e tirar todas as dúvidas sobre o seu tipo de pele, entender qual a forma mais adequada de usar o protetor solar e garantir que o médico realize o exame clínico em sua pele”, comenta Holtz. O exame clínico da pele é aquele em que o dermatologista analisa minuciosamente, de preferência com uma lupa, cada pinta do corpo do paciente, incluindo aquelas nas plantas das mãos, solas dos pés e coro cabeludo.

Sobre o Instituto Oncoguia

O Instituto Oncoguia é uma entidade sem fins lucrativos com sede na capital paulista, fundada em 2009 com a missão de acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer no Brasil, por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa de direitos dos pacientes.

Composta por equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, direito e comunicação, o Instituto Oncoguia desenvolve projetos em 4 núcleos:Educação em Saúde; Apoio ao Paciente, Advocacy e Informação de Qualidade. WWW.oncoguia.org.br 0800 773 1666.

Mais Informações à Imprensa



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive