Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Câmara debaterá semana de conscientização de cânceres de fígado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2018 - Data de atualização: 11/04/2018


O que houve?

Foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) o requerimento 679/2018, que debaterá sobre a possibilidade da criação, por meio de lei, da semana de conscientização sobre os tipos de câncer de fígado. O Instituto Oncoguia está entre os convidados para o debate.

O autor da proposição, deputado Alan Rick (DEM-AC) explica que o fígado é composto por diferentes tipos de células, por isso, diferentes tumores podem crescer neste órgão. "Embora os tipos de cânceres de fígado sejam doenças agressivas, há algumas formas de prevenção que, muitas vezes, são desconhecidas pelas pessoas, informa o deputado”.
 
Diante do exposto Alan Rick julga necessário promover campanhas de conscientização acerca dos diversos tipos de cânceres de fígado”. O deputado acredita que nessas oportunidades, o Poder Público poderá informar os principais fatores de risco dessas doenças e alertar, principalmente a população dos grupos geralmente mais afetados (pessoas com cirrose ou com hepatite crônica), acerca da necessidade de acompanhamento do seu quadro de saúde. "As campanhas também servirão para evidenciar para a população os sintomas e fatores de risco mais frequentes das doenças e para capacitar as equipes de saúde a prestar o melhor atendimento possível às pessoas que estejam enfrentando esse problema de saúde", finaliza.

Para o deputado uma forma eficiente de institucionalizar essas campanhas é mediante a criação, por meio de lei, com sugestão de data para a realização de campanhas de prevenção sobre o tema.  Alan sugere que seja a semana compreendida entre o dia 18 a 25 de julho, pelo fato de algumas instituições indicarem o mês de julho como o dedicado à prevenção das hepatites virais.

E agora?


A data para realização da referida audiência pública será indicada posteriormente.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive