Tipos de Câncer

Câncer de Mama Avançado


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Cada Minuto Conta

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/10/2016 - Data de atualização: 04/10/2016




Ação educativa sobre câncer de mama movimenta estações do Metrô em Outubro

Idealizada pela Pfizer, com apoio do Instituto Oncoguia, a iniciativa contará com um promotor que caminhará pelos terminais com um quiz interativo sobre a doença acoplado a seu próprio corpo

Metástase é rara em tumores de mama? Se o diagnóstico é precoce, a doença não progride para outras partes do corpo? Essas e outras dúvidas ainda são comuns no País, mesmo com o avanço das discussões sobre o câncer de mama nos últimos anos. Apenas 29% dos brasileiros dizem que é fácil ter acesso a informações confiáveis sobre câncer de mama metastático, por exemplo, segundo uma pesquisa na América Latina realizada pelo instituto Harris Poll. Mas, para incentivar uma mudança nesse cenário, em outubro a Pfizer vai promover uma ampla ação educativa em algumas das estações de metrô mais movimentadas de São Paulo, com apoio do Instituto Oncoguia.

Quem passar pela Estação Sé no dia 5 poderá testar seus conhecimentos sobre câncer de mama em um painel móvel que circulará pelo terminal. Batizado de touchman, o dispositivo é composto por um quiz instalado em uma tela touch screen acoplada a um promotor, que vai caminhar pelo local e interagir com o público. No dia seguinte, a ação será realizada na Estação Luz e, no dia 7, na Estação Paraíso. Todos os participantes que responderem às dez questões do teste receberão um folheto sobre os mitos associados à doença e um contador de passos, como forma de incentivar a prática de atividades físicas, uma vez que o excesso de peso e o sedentarismo são fatores de risco para o tumor.

A ação educativa no metrô faz parte da campanha Cada Minuto Conta, uma iniciativa desenvolvida pela Pfizer em parceria com a União Latino-americana Contra o Câncer da Mulher (Ulaccam), com o objetivo de aumentar o conhecimento público sobre a doença, esclarecer mitos e expandir as conversas sobre o tema com toda a sociedade.  "O Outubro Rosa, quando todas as atenções se voltam para o câncer de mama, é o momento ideal para aprofundar as discussões a respeito da doença no Brasil. É preciso iniciar uma nova fase no movimento contra o câncer de mama, fomentando um espaço em que todas as pessoas que vivem com a doença, seja na fase inicial ou na metastática, possam ser igualmente acolhidas”, afirma o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.

O diagnóstico precoce é importante para reduzir o risco de metástase em mulheres com câncer de mama, mas até 30% das pacientes evoluem com progressão da doença e aparecimento de metástases mesmo que a enfermidade seja detectada precocemente, segundo estudo divulgado pelo jornal científico The Oncologist. "Se no passado as perspectivas eram limitadas para essa paciente, hoje já existem medicamentos que podem controlar a doença por vários anos, mesmo quando ela é diagnosticada em um estágio avançado. Os efeitos colaterais também são mais brandos, preservando a qualidade de vida da paciente”, completa Correia.

A doença

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos de câncer a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, uma vez que grande parte dos casos é diagnosticada já em estágios avançados. Em 2013, 14.388 pessoas morreram no País em função do câncer de mama.  Mais de 57 mil novos casos dessa neoplasia são identificados por ano no Brasil, segundo estimativas do Inca. A cada ano, na América Latina, são diagnosticados 150 mil novos casos de câncer de mama metastático, dos quais mais de 40 mil evoluem para o óbito.

Lembre-se: Cada minuto conta!

 Campanha "Câncer de Mama Metastático"
 Dias: De 5 a 7 de Outubro
 Horário: 10h às 16h
 Locais: Estação Sé (5/10) Luz (6/10) e Paraíso (7/10)
 São Paulo - SP

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive