Tipo de Tratamento

Radioterapia

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Braquiterapia de Baixa Taxa de Dose (LDR)

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/11/2013 - Data de atualização: 26/11/2013


A braquiterapia de baixa taxa de dose (LDR) envolve a inserção de implantes de sementes permanentes próximo ao tumor. Esta técnica é mais comumente utilizada para tratar câncer de próstata, e é realizada sob anestesia geral. O implante é feito entre o escroto e o reto, sem a necessidade de se fazer incisões no paciente, e todo o procedimento é guiado por ultrassom. As sementes colocadas são implantes permanentes, ou seja, não são retiradas após o término da atividade do material radioativo. As sementes desprendem sua radiação a uma baixa taxa de dose ao longo de várias semanas ou meses , dependendo do tipo de sementes utilizadas.

Após a inserção das sementes na próstata, o paciente estará ligeiramente radioativo. O radioterapeuta dará instruções ambulatoriais para a melhor forma de evitar a exposição às radiações dos familiares e outras pessoas que possa ter contato. Ao longo de 2 a 6 meses, a radioatividade irá decair, e gradativamente você deixa de estar radioativo.

Alguns cânceres ginecológicos podem ser tratados com um tipo de braquiterapia LDR que envolve a colocação de fontes radioativas dentro do útero e do colo do útero, e a paciente permanece no hospital imobilizada por até 30 a 40 horas. Em seguida, as fontes são removidas, e a paciente tem alta. Esta técnica não é usada frequentemente, mas pode ser indicada para alguns casos.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive