Tipo de Tratamento

Radioterapia

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR)

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/11/2013 - Data de atualização: 26/11/2013


A braquiterapia HDR envolve a colocação de uma única fonte radioativa de alta taxa de dose próxima ou no interior do tumor durante um curto período de tempo, normalmente alguns minutos.

O radioterapeuta utiliza cateteres, geralmente denominados aplicadores para direcionar a fonte radioativa ao tumor. Os aplicadores são colocados sob anestesia local ou geral, dependendo da área a ser tratada. Após a inserção dos aplicadores são realizadas imagens para determinar a posição dos cateteres, definir o plano de tratamento, fazer a distribuição das fontes radioativas e calcular o tempo de tratamento para liberar a dose prescrita pelo radioterapeuta.

O radioterapeuta pode refinar a posição dos aplicadores e o plano de tratamento antes de iniciar o tratamento. Essa capacidade em modificar a dose após a inserção dos aplicadores é uma vantagem importante da braquiterapia HDR , uma vez que o computador pode controlar o tempo que a fonte de radiação permanece em cada um dos cateteres, o radioterapeuta, por tanto, é capaz de controlar a dose de radiação. O tumor pode receber uma dose mais elevada, enquanto que os tecidos próximos recebe uma dose inferior.

Finalizado o planejamento, o tratamento é iniciado utilizando a técnica conhecida como "afterloading", que significa que os aplicadores são carregados com as fontes radioativas somente após estarem posicionadas no paciente.  Os aplicadores são ligados a uma máquina que contém as fontes radioativas e por meio de um sistema de cabos carregará as fontes para os aplicadores quando acionada. Uma vez que os cabos estejam conectados, a equipe médica iniciará o tratamento a partir de uma área de controle do lado de fora da sala. A fonte será, então, automaticamente acionada desde o carregador, por meio dos aplicadores, para o local de tratamento. Dependendo do local de tratamento e a dose a ser administrada, o tratamento irá durar alguns minutos. Após o término do tratamento, a fonte de radiação é recolhida com segurança para o carregador. A maioria dos pacientes não precisa ficar internada no hospital, podendo retornar para casa no mesmo dia.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive