Tipos de Câncer

Câncer de Pulmão

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Biópsia para diagnóstico do câncer de pulmão

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/09/2014 - Data de atualização: 17/03/2023


A biópsia é a única maneira de fazer o diagnóstico definitivo do câncer de pulmão. Consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido para exame ao microscópio.
 
Os procedimentos mais frequentes utilizados para obter o diagnóstico e estadiamento do câncer de pulmão são:

  • Citologia de escarro. Nesse procedimento, o médico coleta material da expectoração do paciente e o envia para análise. Esse exame tem mais probabilidade de diagnosticar cânceres que se originaram nas vias aéreas principais do pulmão, como a maioria dos cânceres de pulmão de células escamosas. Essa técnica não é útil para diagnosticar outros tipos de câncer de pulmão.
     
  • Toracocentese. Esse procedimento é utilizado em casos de derrame pleural. É utilizada uma agulha estéril para retirar uma amostra do líquido pleural para posterior exame de laboratório. Se o derrame pleural persiste, a toracocentese pode ser repetida para retirar mais líquido e consequentemente ajudará à expansão do pulmão afetado permitindo que o paciente possa respirar melhor.
     
  • Biópsia por agulha. Muitas vezes a biópsia pode ser realizada com auxílio de agulhas, através da coleta de uma pequena amostra do tecido pulmonar, para exame anatomopatológico. Uma vantagem das biópsias por agulha é não necessitar uma incisão cirúrgica, mas, em alguns casos, elas podem não fornecer material suficiente para um diagnóstico.
     
  • Aspiração por agulha fina (PAAF). Na PAAF, o médico utiliza uma agulha muito fina, para aspirar algumas células do tumor, que são posteriormente enviadas para análise. A PAAF pode ser realizada para verificar a presença de células cancerígenas nos linfonodos mediastinais (entre os pulmões). A PAAF transtorácica ou PAAF transbrônquica consiste na inserção da agulha até a lesão tumoral, sob anestesia local, durante uma broncoscopia ou uma ultrassonografia endobrônquica. Em alguns pacientes, a PAAF é feita durante a ultrassonografia endoscópica esofágica passando a agulha pela parede do esôfago.
     
  • Core biopsy. Na punção por agulha grossa (core biopsy), o médico utiliza uma agulha de calibre maior para remover um ou mais núcleos de tecido.
     
  • Biópsia com agulha transtorácica. Se o tumor suspeito estiver localizado na parte externa dos pulmões, a agulha é inserida através da pele na parede torácica, sob anestesia local, guiada por fluoroscopia ou tomografia computadorizada. Uma complicação possível dessa técnica é que o ar pode escapar do pulmão no local da incisão, para o espaço entre o pulmão e a parede torácica (espaço pleural). Essa complicação, denominada pneumotórax, pode ser resolvida espontaneamente quando é pequeno, ou seja, sem qualquer tratamento. No entanto, por ser uma condição que oferece certo risco o pneumotórax deve ser tratado inserindo um pequeno dreno no espaço pleural para retirar todo o ar que entrou durante o procedimento, o dreno permanecerá por um ou dois dias, para o pulmão voltar a sua condição normal.
     
  • Broncoscopia. A broncoscopia permite o diagnóstico de alguns tumores ou determinar se existem obstruções nas vias aéreas maiores dos pulmões, que podem ser biopsiados durante o procedimento.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 15/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive