Tipos de Câncer

Tumores Ósseos

Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Biópsia para diagnóstico dos tumores ósseos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/12/2012 - Data de atualização: 08/02/2022


Se existe uma suspeita de um tumor ósseo, a biópsia é necessária para confirmar o diagnóstico. A biópsia é um procedimento no qual uma amostra de tecido é removida e encaminhada para análise de um patologista. O patologista é o médico especializado no diagnóstico de doenças por meio da análise de tecidos com um microscópio.

Os principais tipos de biópsias para diagnóstico do tumor ósseo são:

          Biópsia por agulha

Existem dois tipos de biópsias de agulha:

  • Biópsia de fragmento com agulha (BFA) ou core biopsy. Consiste na retirada de fragmentos de tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso que da PAAF, acoplada a uma pistola especial. O posicionamento da agulha de biópsia pode ser guiado por tomografia ou ultrassom. Durante o procedimento são retirados vários fragmentos de alguns milímetros, que são enviados para análise citológica. Esse é o tipo mais comum de biópsia por agulha usada para tumores ósseos.
  • Punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Consiste na remoção de uma amostra de uma pequena quantidade de fluído e algumas células a partir da massa tumoral. A PAAF é um procedimento rápido e pode ser realizado com anestésico local, embora normalmente não seja necessário. O posicionamento da agulha é comumente guiado por ultrassom. A coleta do material é realizada com movimentos de vai-e-vem da seringa. O procedimento descrito poderá ser repetido diversas vezes, até que se obtenha quantidade suficiente de material, que posteriormente será colocado em lâminas. O material obtido é submetido à análise citológica.

          Biópsia cirúrgica

É um procedimento realizado no centro cirúrgico durante a cirurgia; tem a grande vantagem de poder se fazer a biópsia de congelação durante o procedimento, o que permite ao cirurgião realizar a cirurgia e poder ter mais certeza das margens de segurança. Se apenas uma parte do tumor for removido é denominada biópsia incisional. Se todo o tumor for removido, é denominada biópsia excisional. Essas biópsias são realizadas sob anestesia geral.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/06/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive