A biópsia é um procedimento no qual uma amostra de tecido é removida e encaminhada para análise de um patologista. Para a maioria dos tipos de câncer, ela é necessária para diagnosticar a doença.
Mas, no caso do câncer de via biliar, normalmente a biópsia não é realizada antes da cirurgia. Se os exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou colangiografia, sugerirem um tumor na via biliar, sem sinais evidentes de disseminação, a cirurgia é indicada.
Tipos de biópsias
Existem várias maneiras de se obter amostras da via biliar para o diagnóstico do câncer de via biliar:
Na maioria dos casos, é realizada a punção por agulha fina (PAAF), diferente da biópsia de fragmento por agulha (core biopsy) que usa uma agulha de calibre maior para coletar uma amostra também maior, e evitar, dessa forma, que células cancerígenas se disseminem.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.