Tipos de Câncer

Câncer de Glândula Suprarrenal

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Glândula Suprarrenal

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/05/2013 - Data de atualização: 26/01/2017


Certos sinais e sintomas podem sugerir câncer de glândula suprarrenal, mas muitos deles podem ser provocados por outras condições clínicas. A única maneira de ter certeza de que o câncer está presente é fazer uma biópsia. Neste procedimento, uma amostra de tecido da área suspeita é removida e encaminhada para análise de um patologista. O patologista é o médico especializado no diagnóstico de doenças por meio da análise de tecidos com um microscópio.

O procedimento mais comum utilizado para obter o diagnóstico e estadiamento do câncer de glândula suprarrenal é a biópsia por agulha. Neste tipo de procedimento é inserida uma agulha através do abdome para a glândula suprarrenal. Podem ser utilizados diferentes tipos de agulha:

  • Punção Aspirativa por Agulha Fina. Consiste na remoção de uma amostra de células tumorais com uma seringa.

  • Biópsia de Fragmento com Agulha (Core Biopsy). Consiste na retirada de fragmentos de tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso que da PAAF, acoplada a uma pistola especial. 

Ambos os procedimentos são geralmente guiados por ultrassom ou tomografia computadorizada.

Em geral, uma biópsia só é realizada em pacientes com câncer de glândula suprarrenal quando existem tumores localizados fora das glândulas suprarrenais e o médico precisa saber se existem metástases provenientes do câncer suprarrenal ou de algum outro tipo de câncer que se originou em outro órgão.

Fonte: American Cancer Society (25/02/2015)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive