Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Bem Estar tira dúvidas sobre o câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/06/2017 - Data de atualização: 19/06/2017


A palavra câncer assusta só de ser mencionada. Para quem tem a doença é ainda pior. Muita gente não sabe lidar com pessoas que têm o câncer. E como ajudar? A psicóloga especializada em oncologia, Luciana Holtz, diz que é preciso cuidado e empatia.

Conheça a ONG Instituto Oncoguia - 0800 773 1666


Sempre pergunte como pode ajudar e não fuja do assunto se a pessoa quiser falar da doença. Evite frases como: ‘nem parece que você tem câncer’; ‘passa rápido, você nem vai perceber’; ‘se você tiver fé, você se cura’.

Outras coisas rondam a palavra câncer, tanto em relação à cura quanto em relação ao que provoca a doença. O oncologista Fernando Maluf lembra que há muitos boatos na internet, como textos apontando que limão com bicarbonato, limão com graviola podem combater o câncer. Não há comprovações científicas sobre isso.

De maneira geral, evitar a obesidade, não fumar, fazer exercícios e evitar o abuso do sol, carne vermelha e álcool são meios de se proteger contra o câncer.

Tenho câncer. E agora?

É possível viver com o câncer. Pessoas com câncer metastático, ou seja, que se espalhou para outros lugares do corpo, podem viver com qualidade de vida se tratadas adequadamente. Ninguém pode prever o seu tempo de vida. Trate o câncer como uma parte ou uma fase da sua vida. Sendo assim, ele não deve definir a sua vida. Saia de casa, não se isole. O isolamento só é necessário em alguns tratamentos para cânceres específicos.

Matéria publicada no Bem Estar em 19/06/2017.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive