Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Associação de Câncer de Boca e Garganta alerta para riscos à saúde vocal no Dia Mundial da Voz, em 16 de abril

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/04/2020 - Data de atualização: 16/04/2020


Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz, data voltada à conscientização da importância dos cuidados que cada pessoa deve ter para mantê-la saudável. A ACBG - Associação de Câncer de Boca e Garganta realiza uma série de ações para informar a população sobre os fatores de risco e a prevenção de enfermidades vocais, que geram problemas sociais e de comunicação.

"Um paciente com câncer de cabeça pescoço necessitará, eventualmente, de apoio para reabilitação fonatória. Muitos irão perder a voz com o tratamento cirúrgico para o tumor. Trata-se de uma adaptação à nova condição de vida, com o atendimento fonoaudiológico especializado e a utilização de próteses orais e/ou fonatórias, com a necessidade do acesso a aparelhos eletrônicos que irão substituir sua voz original", afirma a presidente da ACBG, Melissa Ribeiro.

Os principais inimigos da saúde da voz são o consumo excessivo de derivados do tabaco, de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos. Também estão na lista de maior risco pessoas que têm refluxo gástrico, portadores do vírus HPV e profissionais que utilizam muito a voz. Rouquidão constante, dor recorrente na região, sensação de engasgo, presença de caroço no pescoço, tosse frequente, entre outros, podem ser sinais de que algo anda errado. A indicação é consultar um médico ou um fonoaudiólogo para identificar qualquer alteração.

No Dia Mundial da Voz 2020, a ACBG visa, além de divulgar informação, estimular a musicalidade que remete ao slogan da campanha nacional "Escute sua voz, seja amigo dela". Por meio de vídeos e depoimentos, a iniciativa pretende mostrar a importância de escutar a voz e dar atenção aos sinais e sintomas para detecção precoce de doenças.

A Associação criou o desafio #suavozACBG que incentiva as pessoas a cantarem nas redes sociais chamando a atenção para a importância da voz como principal meio de comunicação e expressão dos sentimentos. Com isso, a entidade enfoca a relevância do restabelecimento da comunicação dos pacientes laringectomizados, que tiveram a laringe retirada por causa do câncer.

"O Dia Mundial da Voz se constitui numa oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais", ressalta Melissa.

Sobre a ACBG

A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) é uma organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos pacientes e portadores de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares em todo o Brasil.

Tem a missão de mobilizar a sociedade para que os pacientes tenham acesso a um tratamento integral e de qualidade, sendo reabilitados, incluídos na sociedade e tendo plena noção dos seus direitos básicos.

Fonte: Terra

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive