Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

As Desvantagens dos Marcadores Tumorais

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/08/2013 - Data de atualização: 30/08/2013


No início das pesquisas dos marcadores tumorais, a esperança era de que um dia todos os tipos de câncer poderiam ser detectados precocemente com um exame de sangue. Um simples exame poderia diagnosticar cânceres em estágios iniciais e poderia evitar a morte de milhões de pessoas. Mas poucos marcadores tumorais podem detectar o câncer em estágio inicial. Existem algumas razões para isso:

  • Quase todas as pessoas tem uma pequena quantidade desses marcadores no sangue, por isso é muito difícil detectar cânceres usando esses exames.

  • Os níveis destes marcadores tendem a aumentar quando há doença avançada.

  • Alguns pacientes diagnosticados com câncer nunca apresentaram níveis elevados de marcadores tumorais.

  • Mesmo quando os níveis destes marcadores são altos, isso nem sempre significa presença de câncer. Por exemplo, o nível do marcador tumoral CA 125 pode estar elevado em mulheres com outras condições ginecológicas além do câncer de ovário.

Estas são as razões por que, hoje, os marcadores tumorais são usados principalmente em pacientes que já foram diagnosticadas com câncer para acompanhar sua resposta ao tratamento ou diagnosticar uma recidiva após o termino do tratamento.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive