[ARTIGO] Relação Médico e Paciente

Em qualquer relação, seja ela de amizade, familiar ou amorosa, um dos pilares de sustentação imprescindível é a confiança. Quando se fala de relação médico e paciente, a confiança se torna quesito fundamental. O estabelecimento de uma conversa entre médico e paciente faz parte de uma delicada relação, cujo primeiro impacto pode desencadear uma série de questionamentos, dúvidas e incertezas.

Receber um diagnóstico de câncer não é nada fácil. A nova rotina de consultas e exames requer muitas mudanças, adaptações e, acima tudo, tranquilidade e confiança para enfrentar essa etapa. Sendo assim, é extremamente importante que seu médico lhe transmita confiança, escutando-o, conversando e esclarecendo todas as suas dúvidas. "Quando o paciente confia no profissional eles conseguem juntos estabelecer uma relação harmoniosa e benéfica que influencia positivamente na vida do paciente com câncer”, explica Dra. Luciana Holtz, psico-oncologista e Presidente do Instituto Oncoguia.

Ainda segundo a psico-oncologista faz toda a diferença para o tratamento quando o paciente sente que, de alguma forma, ele é importante para o médico. "São situações bastante simples como, cumprimentá-lo com um aperto de mão, olhar nos olhos, um abraço de despedida ou até mesmo perguntar como estão os outros membros da família. Essa atitude diferenciada faz com que o paciente se sinta bem diante desse profissional” complementa Dra. Luciana.

A falta de uma comunicação eficaz, atrasos frequentes, consultas rápidas, incompreensão no que o médico diz, rotatividade dos profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) e também nos planos de saúde são alguns dos principais problemas encontrados pelos pacientes durante a visita ao médico. Com toda certeza, a consulta médica não é nenhum prazer, mas pode e deve ser uma ocasião proveitosa para você e o seu tratamento. Caso você sinta a necessidade de ouvir outro especialista quando, por alguns dos motivos citados acima ou outro qualquer, ou se você não sentiu segurança em determinado médico, saiba que esta é uma atitude bem-vinda. Esse é um direito seu. 

Algumas orientações que podem lhe ajudar

Prepare-se para a consulta - Junte todas as informações necessárias sobre o histórico de sua doença para relatar ao seu médico. Não deixe de contar sobre casos de câncer na sua família. Procure os últimos exames de imagem e laboratoriais que fez (raios X, exames de sangue,...) para levar à consulta. Anote suas dúvidas sobre o seu estado atual ou a sua saúde em geral. É muito comum as pessoas se esquecerem de perguntar algo durante uma consulta. Com uma lista escrita, isso pode ser evitado. Além disso, as anotações ajudam a manter o foco da consulta no que realmente interessa.

Pergunte - Ainda que muitas pessoas fiquem sem jeito e com vergonha, falar que não entendeu, pedir que ele explique novamente são atitudes importantes a serem tomadas. A consulta é o momento para você tirar todas as suas dúvidas. Ir para casa com incertezas e perguntas só lhe deixará mais confuso.

Não oculte informações - Não deixe de falar todas as informações necessárias para seu o médico. Isto ajudará na definição de um diagnóstico e também no estabelecimento de uma relação segura. O principal elemento que o médico tem para traçar um bom diagnóstico é o que o paciente diz, sem isso nem sequer poderia solicitar os exames corretos.

Médico da família – Poder contar com o auxílio de um médico da família (clínico geral, ginecologista, urologista,...) de confiança, que conheça você e seu histórico, ajuda a melhorar a sua relação com os demais médicos que eventualmente vá consultar. A idéia não é que esse profissional intervira no trabalho do especialista que está cuidando do seu caso, mas que ele lhe ajude a esclarecer e compreender a sua atuação e situação.

Informações complementares - Peça a seu médico indicação de leituras e sites confiáveis para que você tenha acesso a informações complementares ao seu tratamento. Além dos sites indicados pelo médico, conte desde já com toda a informação disponibilizada para você no site do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho