[ARTIGO] Mulher, você sabe quais são os exames aos quais você deve estar atenta?

Você sabe o que são exames de rastreamento e por que eles são importantes? 

Os exames de rastreamento são testes que permitem detectar uma doença precocemente e, em alguns casos, preveni-la. 

Para fechar o mês da mulher, o portal do Instituto Oncoguia fez um levantamento especial de todos os exames de rastreamento aos quais você, leitora, precisa estar atenta. Assim como o câncer, qualquer doença detectada no início é mais fácil de ser tratada e traz menos traumas ao paciente. Por isso, fique atenta, cuide-se!
 
Por que testes de rastreamento são importantes

Submeter-se a testes de rastreamento no momento certo é o que de mais importante você pode fazer por sua saúde. Exames de rastreamento podem detectar câncer, diabetes e outras doenças mais cedo, quando são mais fáceis de tratar. Os testes geralmente dependem da idade da mulher. A seguir, você vai saber um pouco mais sobre os exames de rastreamento aos quais você deve estar atenta!

Câncer de mama

A detecção precoce do câncer de mama determina o prognóstico da mulher. Quanto menor o tumor detectado, maiores serão as chances de cura. Além disso, tumores menores têm menos chance de terem se espalhado pelos linfonodos e outros órgãos como pulmão e cérebro. Se você está na faixa dos 20 ou 30 anos e não está sujeita aos principais fatores de risco, deve se submeter ao exame clínico de um ginecologista a cada ano.

Rastreamento através da mamografia

Fale com seu médico sobre o rastreamento do câncer de mama. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o rastreamento pela mamografia comece aos 40 anos. A mamografia pode detectar um tumor três anos antes de você começar a senti-lo. Porém, é preciso ter em mente que um resultado  mamográfico negativo ainda não exclui completamente a possibilidade de um câncer de mama.

Câncer cervical

A região cervical inclui o útero e vai até o canal da vagina. Infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) é o grande fator de risco para o câncer nesta região. Exames de rotina podem detectar a infecção precocemente, quando ela é altamente curável. Esses exames podem também encontrar células pré-cancerosas na superfície desta região, que podem ser removidas antes que se transformem em um câncer. 

Rastreamento do câncer cervical

O Papanicolaou é o exame usado para detectar este tipo de câncer. No consultório ou em um laboratório, o médico coletará uma amostra da superfície da região cervical. Essa amostra será examinada em laboratório, para detecção de células pré-cancerosas. O rastreamento deve começar aos 21 anos. Ele é muito eficaz tanto para prevenir o câncer quanto para diagnosticá-lo cedo. 

Vacina contra o câncer cervical

Atualmente no mundo existem 2 tipos de vacinas que podem ser aplicadas entre os 9 e 26 anos de idade. Uma delas  garante imunidade contra quatro tipos de HPV, a principal causa do câncer cervical. A segunda vacina  pode prevenir contra dois tipos de HPV. Nem todos os cânceres que afetam a região cervical têm como causa o  HPV. Por isso, mesmo para quem tomou a vacina, é importante manter a rotina de exames de rastreamento. Converse com seu médico é ele quem sabe o que é melhor para seu caso.

Câncer de pele

O câncer de pele mais perigoso é o melanoma. É um tumor malígno que afeta as células que produzem pigmento na pele. Algumas pessoas têm um fator de risco genético para este tipo de câncer e o risco aumenta pela superexposição e queimaduras solares. Tratamentos para tumores precoces podem ser efetivos, pois melanomas detectados no início têm mais chances de serem tratados com sucesso do que aqueles que já invadiram camadas mais profundas da pele. 

Exames para detectar câncer de pele

A American Cancer Society recomenda o autoexame para checar se houve mudanças em alguma marca ou pinta que você tenha na pele. Mudanças no formato, cor ou tamanho podem ser um sinal de alerta. Exames da pele feitos por um dermatologista também devem fazer parte de sua rotina de check-ups.

Câncer de intestino ou colorretal

É a terceira causa de morte por câncer em mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de pulmão. A maior parte dos cânceres na região do cólon e do reto têm origem a partir de pólipos que crescem na superfície do cólon. Depois que o câncer se desenvolve, ele pode invadir ou se espalhar para outras partes do corpo. A melhor forma de prevenir o câncer colorretal é remover o pólipo antes que ele se torne um câncer. 

Rastreamento para câncer de colorretal

A colonoscopia é o exame de rastreamento mais importante para o câncer colorretal. Um médico visualizará todo o cólon usando um tubo flexível com uma câmera instalada no extremo. No momento do exame, pólipos já podem ser removidos. O rastreamento deve ser feito a partir dos 50 anos de idade para pessoas que não têm casos de câncer colorretal na família.

Osteoporose e fratura de ossos

Osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos. É causada pela perda da massa óssea que se acelera quando a mulher entra na menopausa. O primeiro sintoma é geralmente a dor nos ossos que se segue a uma queda ou mesmo após uma torção. A osteoporose pode ser prevenida e tratada.

Exames para detectar a Osteoporose

A densitometria óssea pode medir a densidade mineral dos ossos antes que a fratura ocorra. Também pode ajudar a prevenir o risco de futuras fraturas de osso. O teste é recomendado a todas as mulheres a partir dos 65 anos de idade. Para aquelas que possuem fatores de risco para Osteoporose, a realização do exame pode ser necessária mais cedo. 

Hipertensão

A idade é um fator de risco para a hipertensão. A doença está também relacionada ao peso e a certos hábitos de vida. A hipertensão pode levar a severas complicações, incluindo um aneurisma, sem sintomas específicos. Mas a hipertensão pode ser tratada para diminuir drasticamente as chances de doenças cardíacas, derrames e problemas renais.  É muito importante descubrir se você tem pressão alta, se este for o seu caso, discuta com seu médico como tratar a doença. 

Exames para detectar a hipertensão

A pressão do sangue é avaliada por dois números. O primeiro indica a pressão do sangue na parede arterial, no momento em que o sangue é bombeado. O segundo é a pressão entre os batimentos.A pressão normal do adulto deve ser até 120/80. Pressão sanguínea em 140/90 ou maior é considerada alta. Valores entre essas duas medidas mencionadas já são consideradas pré-hipertensivas. A frequência com que a pressão sanguínea tem que ser medida depende de quão alta ela é associada a outros fatores de risco que o indivíduo pode ter.

Níveis de colesterol

O nível de colesterol LDL é o principal fator de risco para doenças do coração e aterosclerose – enrijecimento e estreitamento das arteriais – que é causada por placas que aparecem no interior das artérias. Esse processo pode levar anos sem qualquer sintoma. Em algum momento, ele pode causar ataque do coração oou um derrame. Outro fator de risco para aterosclerose é a pressão sanguínea, diabetes e tabagismo. Mudanças no estilo de vida e medicações pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. 

Medindo níveis de colesterol

Os níveis de colesterol podem ser medidos por meio de um hemograma (exame de sangue). Ele dirá quais são os seus níveis de LDL (mau colestoral), HDL (bom colesterol) e triglicérides. Para adultos com mais de 20 anos, o hemograma deve ser feito pelo menos  a cada cinco anos. 

Diabetes tipo 2

De acordo com o Ministério da Saúde, o perfil da mortalidade no Brasil está mudando. E nessa mudança de perfil, a diabetes é uma das grandes vilãs. Sua incidência vem aumentando, juntamente com a taxa de obsidade da população. A diabetes pode levar a uma serie de complicações, tais como doenças do coração, derrames, doenças renais e, ainda, cegueira, por danos causados às veias da retina  e ao nervo. Mas, especialmente quando diagnosticada cedo, pode ser controlada e suas complicações podem ser evitadas com dieta, exercícios físicos e perda de peso.

Como diagnosticar diabetes

A diabetes pode ser diagnosticada pelo exame que mede os níveis de glicemia no soro ou no plasma. É preciso estar em jejum de 8 a 12 horas antes de realizar o teste. Um nível de glicemia que vai de 100 a 125 indica pré-diabetes. A partir de 126, a pessoa está com diabetes. Para aqueles que não têm outros problemas de saúde, o rastreamento deve começar a ser feito a cada três anos, com início aos 45 anos. Se você é obeso, sedentário e tem casos de diabetes na família, consulte o seu médico. Provavelmente, você terá que fazer o rastreamento mais cedo e com maior frequência. 

AIDS (HIV)

HIV é o vírus que causa a AIDS. Ele é encontrado no sangue e em outras secreções do corpo de indivíduos infectados, mesmo quando eles não apresentam sintomas. Ele é transmitido quando as secreções entram em contato com a vagina, ânus, boca, olhos ou feridas na pele. Ainda não há cura ou vacina para a doença, mas, teoricamente, tratamento precoce com medicamentos anti-HIV podem ajudar o sistema imunológico do corpo a lutar contra o HIV. 

Como detectar o HIV

Pessoas infectadas pelo HIV podem não apresentar sintomas por anos. O único modo de saber se você está infectado ou não é realizando uma série de exames de sangue. O primeiro deles é chamado de ELISA. Ele vai detectar se há anticorpos contra o HIV no sangue. É possível não estar infectado e este teste acusar positivo. Por isso, um segundo teste, chamado de Western Blot, é feito para obter a confirmação. Porém, é possível estar infectado e ainda assim receber um resultado negativo para este teste. Repetir o teste é recomendado. Se você acha que pode ter sido exposta ao vírus HIV, converse sobre seu médico sobre o teste. 

Prevenindo a transmissão do HIV

A maioria dos recém-infectados apresentam teste positivo já nos primeiros dois meses. Porém existem aqueles que, mesmo depois de 6 meses de infecção, podem continuar a ter seus exames acusando negativo. Por isso, o uso da camisinha é tão recomendado e necessário para evitar a transmissão do HIV.

Glaucoma

O glaucoma pode levar à cegueira devido aos danos potenciais para o nervo ótico. O tipo mais comum de glaucoma é o de ângulo aberto.  Ele frequentemente não produz sintomas até que a seja tarde e a perda de parte da visão já tenha ocorrido. Há evidências de que tratar a pressão elevada dos olhos causada pelo glaucoma previne que o paciente fique cego. 

Rastreamento de glaucoma

A frequência com que você deve se submeter a exames para medir a pressão intraocular depende dos fatores de risco. Ser negro, ter mais de 60 anos,  história de glaucoma na família, histórico de problemas nos olhos ou diabetes são fatores de risco importantes. Para aqueles que não têm nenhum desses fatores de risco e têm menos de 40 anos, o exame a cada dois anos é recomedado. Para aqueles que têm mais de 40 anos, o teste deve ser feito anualmente.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho