Celebra-se, em 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco. A data, que foi instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca alertar a população mundial sobre os perigos e danos causados pelo cigarro e seus derivados.
O número de mortes em decorrência do cigarro e derivados chega a 6 milhões/ano, o que corresponde a aproximadamente 17 mil mortes por dia. Segundo dados divulgados pela OMS, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
Para a mobilização deste ano (2012) a OMS escolheu o tema "A interferência da indústria do tabaco”, que visa discutir a importância da implementação da Convenção-Quadro para o controle do fumo e o papel assumido pela indústria do tabaco neste processo.
A indústria do tabaco sempre estará determinada a combater qualquer ação que busque conscientizar a população sobre os males causados pelo tabagismo. Por isso é tão importante que existam mobilizações e iniciativas que questionem, barrem e tentem regulamentar a atuação dos produtores de cigarro.
2010: "Gênero com ênfase no marketing para mulheres”
2009: "Conscientização por meio de imagens nos maços de cigarro”
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.