[ARTIGO] Brotos da Primavera

Desta vez vamos conversar sobre um dos eventos mais importantes da nossa vida.

Cuidar como uma atitude espontânea e saudável.

No nosso dia a dia nos envolvemos em inúmeras situações que nos remetem à experiência do cuidado.

Cuidar da alimentação do nosso corpo e da nossa alma; cuidar do nosso lar; cuidar do bem estar dos nossos companheiros e filhos; cuidar dos nossos amigos; dos nossos animais de estimação, das nossas plantas e até mesmo cuidar de pessoas desconhecidas ao enfrentarmos situações imprevistas que cruzam nosso caminho.

Estabelecemos relações e participamos ativamente delas, preocupando-nos e ocupando-nos de nós e de nossos semelhantes.

Não estamos sós no universo e somos responsáveis por nós e pelos outros. Cuidar pressupõe uma relação de amor e aproxima o indivíduo de sua essência e de seus pares.

O cuidado é um envolvimento afetivo que implica inicialmente na descoberta do significado das nossas próprias necessidades, e no consequente reconhecimento daquilo que em nós precisa ser cuidado.

Porém, nossa cultura nos ensina constantemente a dirigirmos a nossa força de cuidar para o outro.

Não há como exercermos integralmente algo que desconhecemos.

Transformarmos o cuidado em exercício diário e atento ao detectarmos nossas necessidades e desejos, considerarmos nossa singularidade, conhecermos nosso corpo e nossa alma é uma fonte de aprendizado inesgotável.

Quem é são pode adoecer.  Não estamos imunes ao adoecimento, assim como a qualquer evento natural da vida.

Não temos imunidade, mas podemos nos proteger.

Assim ao considerarmos a possibilidade de olhar para doenças antes mesmo de sermos acometidos por elas, nos alerta para o aparecimento de estados doentios em nossa vida, constituintes de um campo fértil para a instalação da doença.

Podemos começar questionando-nos sobre a forma como vivemos.

Cuidar de si significa buscar formas cada vez mais eficientes para conciliar os acontecimentos da vida, que se apresenta plena em sua multiplicidade de aspectos com graduações diversas em termos de importância, significado, dificuldade e intensidade, assimilando de maneira dinâmica e criativa a dor e o prazer, os sucessos e os fracassos, a saúde e a doença.

Aprender a respeito da vida que emerge do próprio corpo, do relacionamento que se estabelece com o mundo real através da atenção voltada a uma alimentação saudável; da preocupação com nossa higiene inclusive mental; pela maneira como nos apresentamos frente ao espelho e frente ao outro; pela forma como nos situamos nos espaços que administramos e frequentamos; e a atenção e o investimento que fornecemos ao nosso espaço ecológico circundante abrirão espaços para mudanças importantes com relação ao nosso futuro, apontando para uma vida mais qualitativa.

Pelo menos 40% de todo câncer do mundo pode ser prevenido: sabemos que o tabaco e as bebidas alcoólicas estão direta e indiretamente envolvidos em diversos tipos de câncer; que a incidência de raios solares sobre a pele, sem proteção adequada, produz mutações que levam ao câncer de pele; que o uso de preservativos nas relações sexuais nos protegem de doenças diversas, inclusive do câncer de colo de útero; que uma alimentação saudável reduz significativamente o risco da doença; que o estresse e a depressão interferem no funcionamento dos sistemas endócrino e imunológico contribuindo para um contexto onde a doença pode se instalar e se desenvolver.

Embora pareça fácil, olhar para si com atenção e dedicação demanda tempo, disposição e coragem para enfrentar as mudanças.

Temos a nossa disposição informações que são absolutamente necessárias para que possamos ter uma vida mais qualitativa quanto possível.

Diversas entidades e órgãos governamentais informam como nos proteger o máximo possível de uma doença como o câncer, que é multifatorial e abrangente.

Sabemos que a maioria dos casos que forem descobertos numa fase inicial são passíveis de cura, e essa detecção precoce diminuiria sensivelmente o sofrimento de enfrentar uma doença que ameaça a vida.

A participação ativa no cuidado consigo e a preocupação com a qualidade de vida estão diretamente envolvidas na prevenção, seja para evitar a instalação da doença, como para desenvolver cuidados específicos durante o processo de enfrentamento do câncer em qualquer fase, consolidando o direito de viver com plenitude e dignidade.

Olhei ao meu redor e me dei conta que estamos na primavera.

Tudo está brotando e florescendo.

Mas para que essa exuberância surja, foi preciso que o outono e o inverno precedessem o chão fértil da primavera.

Mudanças acontecem como na natureza, enfrentando o ciclo vida-morte-renascimento.

Para ganharmos algo, perderemos sempre.

E teremos a chance de observar a dinâmica da transformação que acontece, quando nos colocamos em lugar de destaque para nós mesmos.

Cuidar de nossas vidas com amorosidade e compaixão, certamente interferirá numa vida futura mais qualitativa e saudável para nós e para nossos descendentes.

Regina Liberato
Psico-Oncologista
Coordenadora de Projetos Multiprofissionais do Instituto Oncoguia
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho