O Projeto de Lei (PL) 2952/2022, que é fruto de discussões da Comissão Especial Combate ao Câncer no Brasil e que Institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados e agora segue para análise do Senado Federal.
Em conjunto com outras organizações sociais, fizemos uma movimentação para que o projeto fosse aprovado na Câmara com aprimoramentos, garantindo assim um texto robusto para avançar ao Senado. Estivemos em contato com deputados envolvidos na discussão, como Silvia Cristina, Weliton Prado e Maria do Rosário, e com representantes do Ministério da Saúde, além do relator, deputado Leo Prates, que recebeu nossas sugestões de aprimoramentos através de ofício. A maioria das nossas contribuições foram aceitas e o projeto seguiu com os aprimoramentos necessários. Leia o ofício enviado ao deputado aqui.
Nossas contribuições para o PL foram:
O PL foi aprovado e acreditamos que essas alterações darão mais respaldo aos pacientes oncológicos, pois atrelam aspectos importantes do tratamento à política oncológica, garantindo cuidados mais justos e efetivos a todos os pacientes.
Leia mais sobre o PL aqui.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.