Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Aprovada lei que garante troca de implante mamário

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/04/2023 - Data de atualização: 19/04/2023


Foi sancionada a Lei nº 14.538/23, que dispõe sobre a troca do implante mamário no SUS e pelos Planos de Saúde.

Já é de obrigação da operadora de saúde, por meio de sua rede de unidades conveniadas, prestar o serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama, utilizando-se de todos os meios e técnicas necessárias para o tratamento de mutilação decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer. Este direito também é garantido no SUS.

A lei sancionada acrescenta que, quando a reconstrução mamária ou a simetrização da mama contralateral for realizada com a utilização de implante mamário, fica assegurada a substituição do dispositivo sempre que ocorrerem complicações ou efeitos adversos a ele relacionados, no SUS e na Saúde Suplementar.

Por fim, a legislação assegura também que, desde o diagnóstico do câncer, as pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer terão o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado. 

O prazo para a realização do procedimento cirúrgico para a troca do implante será de 30 dias após a indicação do médico. 

Esta Lei tem um prazo para que as unidades de saúde se adequem, sendo de 90 dias para que passe a valer. Ou seja, o SUS e os planos de saúde deverão passar a contemplar o disposto nessa Lei a partir do dia 02 de julho de 2023.


Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive