Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Apresentado parecer ao PL sobre prevenção do câncer de colo e reto

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/08/2018 - Data de atualização: 15/08/2018


O que houve?

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) apresentou, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), parecer favorável ao Projeto de Lei nº 3.842/15, que estabelece o mês de março de cada ano, como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto e dá outras providências.

De autoria do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), o PL n° 3.842/15 estabelecia a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer de Cólon, a ser celebrada anualmente em setembro. O projeto foi aprovado em maio deste ano na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), com parecer da relatora, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), com substitutivo. No texto, a deputada estipulou o mês de março como mês de conscientização sobre o câncer colorretal. "A escolha do mês se deu porque ele abriga o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, 27 de março, e a data é lembrada em todo o país como símbolo pela prevenção e tratamento da doença", destacou Carmen Zanotto em seu relatório.

Outros dois projetos, o PL n° 3.935/15 e o PL n° 6.538/16, que tramitam em conjunto, receberam indicação ao Poder Executivo porque tratam de ações de iniciativa do governo federal. A sugestão é que o ministério promova ações relacionadas a doenças intestinais como exames de colonoscopia e de pesquisa para a prevenção do câncer de cólon e de reto.

A matéria veio à análise da Comissão de Justiça em decisão terminativa, onde teve parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do relator, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), na forma do substitutivo aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
 
E agora?

O relatório do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Então, a matéria será encaminhada para análise do Senado Federal, caso não seja apresentado recurso.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive