Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Anvisa aprova novo tratamento oral para câncer de mama avançado ou metastático

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 22/03/2019 - Data de atualização: 22/03/2019


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o registro do medicamento Verzenios (abemaciclibe), indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama avançado ou metastático, com receptor hormonal positivo e receptor do fator de crescimento humano epidérmico 2 negativo, em combinação com um inibidor da aromatase como terapia endócrina inicial; em combinação com fulvestranto como terapia endócrina inicial ou após terapia endócrina; como agente único, após progressão da doença após o uso de terapia endócrina e 1 ou 2 regimes quimioterápicos anteriores para doença metastática. Lançado nos Estados Unidos em 2017 e aprovado na Europa e no Japão em 2018, o Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com a nova opção terapêutica, cujo lançamento deve ocorrer no segundo trimestre de 2019.
 
Verzenios é um inibidor das enzimas CDK4 e CDK6 utilizado para o tratamento do subtipo mais comum de câncer de mamametastático, chamado HR+/HER2- (receptor hormonal positivo/ receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo). O medicamento atua no bloqueio das enzimas envolvidas no crescimento de células cancerígenas.
 
Sobre o câncer de mama
De acordo com o GBECAM (Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama), no Brasil, o câncer de mama é uma das mais comuns causas de morte entre as mulheres de 35 a 54 anos. Por ano, no Brasil, em torno de 52.680 novos casos de tumor de mama são diagnosticados e cerca de 13.000 pacientes morrem em virtude destes tumores. Estima-se que 52 mulheres em cada 100 mil serão diagnosticadas com câncer de mama ao longo de suas vidas e 75% destas mulheres estarão na fase de pós-menopausa (fase que se segue quando cessa a menstruação). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), Entre as mulheres com um estágio mais avançado no diagnóstico, a sobrevida é menor: em 5 anos é de 99% para doença localizada, 85% para doença regional e 26% para doença metastática. Outros fatores, como o tamanho do tumor, também afetam as estimativas de sobrevida em 5 anos.
 
Sobre Verzenios
Verzenios (abemaciclibe) é uma terapia-alvo direcionada a inibir as enzimas CDK4 e CDK6 utilizado para tratar o subtipomais comum de câncer de mama avançado ou metastático (que se espalhou por outras partes do corpo) chamado HR + / HER2− (receptor de hormônio positivo / receptor de fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo). Verzenios é administrado em combinação cominibidor de aromatase (anastrozol ou letrozol) como tratamento inicial ou em combinação com fulvestranto em casos de progressão da doença após terapia hormonal inicial ou ainda em monoterapia em mulheres refratárias à terapia endócrina cuja doença progrediu e já tenha recebido de 1 a 2 regimes quimioterápicos anteriores.
 
A segurança e eficácia de Verzenios como tratamento autônomo foram analisadas em um estudo de braço único com 132pacientes com câncer de mama HR + para HER2 - que progrediu após tratamento com terapia endócrina e quimioterapia após o câncer ter se tornado metastático. O estudo mediu o percentual de pacientes cujos tumores diminuíram total ou parcialmente após o tratamento (taxa de resposta objetiva).

Fonte: Assessoria de Imprensa Tino Comunicação

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive