Anticorpos monoclonais para leucemia linfoide crônica (LLC)

Os anticorpos monoclonais são versões sintéticas de proteínas (anticorpos), normalmente produzidas pelo sistema imunológico, projetadas para se ligar a um alvo específico (neste caso, proteínas da superfície das células cancerígenas). Estes medicamentos ajudam o sistema imunológico a reagir e a destruir as células cancerígenas.
 
A quimioterapia administrada junto com um anticorpo monoclonal é o tratamento padrão para a leucemia linfoide crônica.
 
Os anticorpos monoclonais utilizados no tratamento da leucemia linfoide crônica são divididos em grupos baseados nas proteínas alvo.
 
Alvo CD20
 
Vários medicamentos de anticorpos monoclonais utilizados no tratamento da leucemia linfoide crônica têm como alvo o antígeno CD20, uma proteína encontrada na superfície dos linfócitos B, incluindo:

  • Rituximabe.
  • Obinutuzumabe.
  • Ofatumumabe.

O rituximabe se tornou um dos principais tratamentos para a leucemia linfoide crônica. É mais frequentemente utilizado junto com a quimioterapia ou uma terapia-alvo, como parte do tratamento inicial ou de um regime de segunda linha de tratamento, mas também pode ser utilizado isoladamente.
 
O obinutuzumabe pode ser utilizado junto com o quimioterápico clorambucil ou a terapia-alvo ibrutinibe, como parte do tratamento inicial para leucemia linfoide crônica. Também pode ser usado isoladamente para casos de recidiva ou quando a doença não responde a outros tratamentos.
 
O ofatumumabe é utilizado principalmente se a leucemia linfoide crônica não está respondendo a outros tratamentos, como quimioterapia ou outros anticorpos monoclonais, como o alemtuzumabe.
 
Esses medicamentos são administrados por via intravenosa. Todos eles podem provocar efeitos colaterais durante ou após a infusão, como calafrios, coceira, febre, náuseas, erupções cutâneas, fadiga e dores de cabeça. Outros efeitos mais severos, como dor no peito, taquicardia, inchaço da face e da língua, tosse, dificuldade respiratória, tonturas e sensação de desmaio, também, podem ocorrer durante a infusão. Como esses tipos de reações são comuns antes da infusão são administrados medicamentos para evitá-los.
 
Existe também uma forma de rituximabe que é administrada sob a pele, embora a primeira dose deva ser administrada por via intravenosa. Os possíveis efeitos colaterais incluem reações locais na pele, como vermelhidão na região onde o medicamento é injetado, infecções, diminuição dos glóbulos brancos, náusea, fadiga e constipação.
 
Todos esses medicamentos podem ativar infecções de hepatite B assintomática, o que pode levar a problemas graves de fígado. Por esse motivo, seu médico pode solicitar exames de sangue para diagnosticar sinais de uma possível infecção de hepatite antes de iniciar o medicamento. Se o resultados dos exames mostrarem sinais de uma infecção antiga por hepatite B, serão solicitados mais exames de sangue durante o tratamento para verificar se o vírus se torna ativo. Se isso acontecer, o medicamento deverá ser interrompido.
 
Esses medicamentos, também, podem aumentar o risco de determinadas infecções alguns meses após o medicamento ser interrompido. Por exemplo, o rituximabe tem sido associado a uma doença cerebral rara conhecida como leucoencefalopatia multifocal progressiva, que é provocada por um vírus. Isso pode provocar dor de cabeça, aumento da pressão arterial, convulsões, confusão, perda de visão e até mesmo a morte.
 
Em casos raros de pacientes com taxas elevadas dos glóbulos brancos, alguns medicamentos podem provocar uma condição denominada síndrome de lise tumoral. Isso acontece quando o medicamento destrói as células cancerígenas tão rapidamente que o corpo não tem tempo hábil para liberar os produtos de degradação das células mortas. Isso geralmente ocorre apenas durante o primeiro ciclo de tratamento. Quando as células leucêmicas são destruídas, liberam seu conteúdo na corrente sanguínea, podendo sobrecarregar os rins, o que pode levar ao acúmulo de quantidades excessivas de certos minerais no sangue e até mesmo a insuficiência renal. O excesso de minerais pode provocar problemas cardíacos e no sistema nervoso. Para impedir que isso ocorra, o médico administra grandes quantidades de líquidos e medicamentos, como bicarbonato de sódio, alopurinol, febuxostate e rasburicase.
 
Outros efeitos colaterais podem ocorrer dependendo do medicamento administrado. Converse com seu médico sobre o que você pode esperar.
 
Alvo CD52
 
O alemtuzumabe é um anticorpo monoclonal que tem como alvo o antígeno CD52, encontrado na superfície das células da leucemia linfoide crônica e de diversos linfócitos T. É utilizado principalmente se a leucemia linfoide crônica não está respondendo aos tratamentos padrões, mas pode ser utilizado em estágios iniciais da doença. Pode ser especialmente útil nos casos de leucemia linfoide crônica com deleção no cromossomo 17, que são, muitas vezes, resistentes ao tratamento padrão. Nesse caso, pode ser o primeiro tratamento usado, administrado junto com o rituximabe. O alemtuzumabe parece não responder em pacientes com linfonodos aumentados.
 
O alemtuzumabe é administrado por via intravenosa, várias vezes por semana. Os efeitos colaterais mais frequentes são febre, calafrios, náuseas e erupções cutâneas durante a injeção. Também pode provocar diminuição dos glóbulos brancos, o que aumenta o risco de infecções bacterianas e virais. Medicamentos antibióticos e antivirais são administrados para proteger contra algumas destas infecções, mas infecções graves e até mesmo fatais ainda podem ocorrer. Também pode provocar diminuição dos glóbulos vermelhos e plaquetas.
 
Alvo CD22
 
O CD22 é outra proteína encontrada nos linfócitos B. O moxetumomabe pasudotox é um tipo de medicamento conhecido como anticorpo conjugado. É composto por um anticorpo que tem como alvo o antígeno CD22, ligado a uma toxina que pode destruir as células cancerígenas. O anticorpo age como um dispositivo que leva a toxina diretamente às células leucêmicas. Esse medicamento é utilizado no tratamento da leucemia de células pilosas, normalmente após outros tratamentos terem sido tentados.
 
Como outros anticorpos monoclonais, esse medicamento pode provocar efeitos colaterais durante ou após a infusão, como calafrios, febre, náusea, erupções cutâneas, fadiga e dores de cabeça. Outros efeitos colaterais podem incluir edema, provocado pelo excesso de líquido no tecido corporal, náusea, cansaço, dor de cabeça, febre, constipação, diarreia, anemia e alterações nos níveis dos eletrólitos no sangue.
 
Mas outros efeitos colaterais importantes também podem ocorrer, como a síndrome de vazamento capilar, que é uma condição onde o líquido e proteínas vazam de pequenos vasos sanguíneos para os tecidos circundantes. Os sintomas podem incluir problemas respiratórios, tosse, aumento de peso, diminuição da pressão arterial baixa, e edema
nos braços, pernas ou rosto.
 
Síndrome hemolítico-urêmica. É uma condição provocada pela destruição dos glóbulos vermelhos. Pode resultar em diminuição do nível dos glóbulos vermelhos, problemas renais e danos a alguns órgãos. Os sintomas podem incluir problemas urinários, escurecimento da cor da urina, hemorragia, dor abdominal, vômitos, febre, falta de ar, cansaço. O paciente será orientado a ingerir grande quantidade de líquido durante o tratamento para prevenir essa  complicação.
 
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Para saber mais sobre anticorpos monoclonais, consulte nosso conteúdo sobre Imunoterapia.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/05/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho