Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

ANS prorroga atualização do rol de procedimentos para 2021

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 31/07/2020 - Data de atualização: 31/07/2020


O que houve?

A Diretoria Colegiada da ANS decidiu alterar o cronograma do processo de atualização do rol. Segundo informado pela agência, a pandemia trouxe um aumento na demanda não programada no trabalho da equipe responsável pela atualização do rol, o que prejudicou o cumprimento dos prazos inicialmente estabelecidos.

Na ocasião, foi realizada uma apresentação pela gerente de Assistência à Saúde, Ana Martins, de proposta de alteração do cronograma de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde para o ciclo 2019-2020. 

Status do Processo de Atualização do Rol: Até o momento, 1.137 propostas foram analisadas. Destas, 214 foram consideradas elegíveis. As 214 propostas foram divididas em 141 unidades de análises técnicas pela similaridade de indicação. Por exemplo, medicamentos diferentes para a mesma indicação são consideradas 1 unidade de análise técnica. No caso dos medicamentos, foram elegíveis 59 unidades de análises técnicas. Foram também realizadas 27 reuniões técnicas do Rol, sendo 18 presenciais e 9 virtuais. Foram encomendados 114 pareceres contratados para instituições com expertise em Avaliação de Tecnologias em Saúde. Ana explicou que, dos 114 pareceres contratados, 96 foram entregues e 18 ainda não foram entregues. 

Por conta do aumento não programado da demanda dessas instituições por conta do novo coronavírus, a gerente solicitou a extensão do prazo. 

Outra questão que, segundo Ana, também impactou o trabalho da ANS foi o aumento das demandas assistenciais. Ela explicou que houve uma demanda acima no previsto na sua Gerência por conta da Covid-19, além de as demandas estar sendo mais complexas por conta do conhecimento limitado sobre a doença. Ela contou que parte da equipe teve que ser redirecionada para atender essa demanda, reduzindo a quantidade de servidores trabalhando na atualização do Rol de Procedimentos.

Também impactou o cronograma, de acordo com Ana, as incorporações extraordinárias. Ela destacou que essas incorporações demandam estudos e análises e, no caso da Covid-19, o conhecimento ainda está sendo consolidado. 

Diante dessas demandas não planejadas, a gerente propôs um novo cronograma. De acordo com sua apresentação, as recomendações técnicas seriam finalizadas em setembro e, até março de 2021, seria entregue a atualização do Rol. Os diretores aprovaram a alteração do cronograma. O procurador-chefe, Daniel Tostes, explicou que a excepcionalidade trazida pela pandemia justifica a alteração de prazo. Uma consulta será encaminhada para parecer formal da Procuradoria. 

E agora?

De acordo com o novo cronograma apresentado, o novo rol de cobertura obrigatória, que deveria valer a partir de 1º de janeiro de 2021, só será publicado em março de 2021, não havendo ainda data estabelecida para o início de sua vigência. 

O Oncoguia lamenta mais esse atraso na atualização do Rol e o fato de a ANS não ter conseguido estabelecer um nível de gerenciamento de crise capaz de responder às novas demandas decorrentes do novo coronavírus sem prejudicar o encaminhamento de outros temas também de grande importância sanitária. 

O Instituto Oncoguia compreende as justificativas apresentadas, mas ressalta que o câncer não espera.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive