Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

ANS libera pedido de teste genético por outros especialistas

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/05/2021 - Data de atualização: 18/05/2021


O que houve? 

Com a atualização do Rol da ANS, realizada por meio da Resolução Normativa n° 465/21, neurologistas, oncologistas clínicos, hematologistas ou geneticistas estão autorizados a solicitarem os exames genéticos constantes da DUT n° 110 - análise molecular de DNA; pesquisa de microdeleções/microduplicações por fish (fluorescence in situ hybridization); instabilidade de microssatélites (msi), detecção por pcr, bloco de parafina.

Este é um tema que foi amplamente debatido pelo Oncoguia em seus espaços públicos de fala e nas últimas edições do Fórum Nacional de Políticas Públicas em Oncologia, tendo em vista que, anteriormente à atualização do rol, somente médicos geneticistas podiam requisitar tais exames, diminuindo, desta forma, o acesso dos pacientes a essa modalidade de diagnóstico.

RELEMBRANDO - FÓRUM ONCOGUIA 2019

Na oportunidade do Fórum Oncoguia 2019, e também em suas edições subsequentes (2020 e 2021),  Rodrigo Guindalini, médico oncologista e oncogeneticista, enfatizou em seu discurso e debate o grande problema existente na Saúde Suplementar à época, uma vez que, apesar da disponibilidade dos testes germinativos e de alguns testes tumorais, a autorização da prescrição atribuída pela ANS somente aos geneticistas acabava por limitar o acesso dos pacientes e beneficiários de planos de saúde a esses testes, tendo em vista o pequeno número de profissionais geneticistas considerando a abrangência geográfica do nosso país. Essa foi uma luta, inclusive, da Sociedade de Genética Médica.

E agora?

O rol que atualizou essa diretriz e autoriza que neurologistas, oncologistas clínicos, hematologistas ou geneticistas solicitem os exames genéticos ali listados, já se encontra em vigor desde o dia 1° de abril de 2021, podendo o paciente, portanto, se valer dessas coberturas por meio do pedido realizado por um desses especialistas desde que atenda aos critérios estabelecidos na diretriz para tanto.
 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive