Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

ANS incorpora novo tratamento para leucemia linfocítica crônica (LLC) na lista de cobertura obrigatória pelos planos de saúde

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/05/2022 - Data de atualização: 26/05/2022


Conforme publicação no Diário Oficial da União, de 2 de maio de 2021, a ANS passou a incorporar como medicamento de cobertura obrigatória pelos planos de saúde privados, a terapia oral venetoclax (VENCLEXTAR) em combinação com obinutuzumabe para o tratamento em primeira linha de pacientes com LLC - um tipo de leucemia que acomete principalmente adultos com cerca de 65 anos.

A incorporação pela ANS é resultado de um processo de avaliação técnica que se iniciou em novembro de 2021 com submissão da indicação realizada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia celular (ABHH), sendo a realização da consulta pública a última etapa3, que apresentou parecer favorável à incorporação. Aprovada pela ANVISA em 2019, a combinação de venetoclax com obinutuzumabe foi considerada como "Terapia Revolucionária" pela FDA nesse mesmo ano.
 
Venetoclax é o primeiro de uma nova classe de medicamentos (inibidores de BCL-2) que age para restaurar o processo natural de apoptose (morte) da célula leucêmica, conforme demonstrado pelos estudos que embasaram as aprovações regulatórias globais. A combinação com obinutuzumabe proporciona um tratamento de duração fixa de um ano, sem uso de quimioterapia, capaz de induzir taxas de respostas profundas e duradouras, e com potencial de cura funcional.
 
A LLC é uma doença crônica rara e de curso heterogêneo com importante impacto econômico e na qualidade de vida dos pacientes, sendo caracterizada pelo acúmulo progressivo de células brancas (linfócitos B) malignas. Segundo informações do INCA (2020), no Brasil a estimativa de novos casos de leucemias (incluindo, além de LLC, LMA, LLA e LMC e outras)por ano totalizou 10.810 entre homens e mulheres.
 
Fonte: SPMJ Comunicação/AbbVie

 
  
 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive