Angiogênese é a formação de novos vasos sanguíneos. Um processo normal do crescimento e cura, que também está ligado ao desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer.
Uma vez que um tumor se formou, são necessários nutrientes e oxigênio encontrados no sangue para ajudá-lo a se desenvolver e crescer, invadir os tecidos adjacentes e se disseminar (metástase). O tumor envia sinais químicos que estimulam o crescimento de novos vasos sanguíneos que transportam o sangue até ele.
Os medicamentos que bloqueiam a angiogênese, denominados inibidores da angiogênese ou antiangiogênicos, tornaram-se uma parte importante do tratamento para diversos tipos de câncer.
Os medicamentos relacionados abaixo são exemplos de inibidores da angiogênese usados no tratamento do câncer:
Muitos desses medicamentos também estão sendo estudados para uso em outros tipos de câncer. Converse com seu médico para obter mais informações sobre estes e outros inibidores da angiogênese, assim como os que estão sendo avaliados em estudos clínicos.
Como a angiogênese é importante para muitos dos processos normais do corpo, os inibidores de angiogênese podem provocar uma grande variedade de efeitos colaterais, incluindo:
Embora alguns desses efeitos possam ser comuns, eles não acontecem com todos os medicamentos ou com todos os pacientes. Raramente, os inibidores de angiogênese podem provocar hemorragia, infarto, insuficiência cardíaca, coágulos sanguíneos ou perfurações intestinais. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios desses tratamentos e as formas de monitorar esses riscos.
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.