As amostras coletadas durante a biópsia ou outros exames de diagnóstico são enviadas ao laboratório, onde um patologista, após análises determina a existência (ou não) de doença, e em caso afirmativo, qual o tipo específico de câncer.
Entretanto, outros exames podem ser necessários para classificar melhor o câncer e se a doença se disseminou para outros órgãos. É muito importante descobrir onde o câncer começou, porque dependendo do tipo de neoplasia o tratamento é diferente.
Testes moleculares
Em alguns casos, são avaliadas as alterações genéticas específicas nas células cancerígenas que podem indicar quais medicamentos alvo podem ser utilizados no tratamento da doença. Por exemplo:
Esses exames moleculares são feitos em amostras coletadas durante a biópsia ou cirurgia do câncer de pulmão. Se a amostra da biópsia for pequena e os testes moleculares não puderem ser realizados, o exame poderá ser feito com o sangue retirado de uma coleta regular de sangue. Esse sangue contém o DNA de células tumorais mortas encontradas na corrente sanguínea de pacientes com câncer de pulmão avançado. A obtenção do DNA do tumor por meio de uma coleta de sangue é denominada biópsia líquida e pode ter vantagens em relação à biópsia por agulha convencional, que pode apresentar alguns riscos como, por exemplo, pneumotórax e falta de ar.
Exames para certas proteínas em células tumorais
Exames de laboratório também podem ser realizados para diagnosticar determinadas proteínas nas células cancerígenas. Por exemplo, as células do câncer de pulmão de não pequenas células podem ser verificadas para a proteína PD-L1, que pode mostrar se o tumor tem maior probabilidade de responder ao tratamento com certos medicamentos imunoterápicos.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 15/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.