Tipos de Câncer

Câncer de Ovário

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Aconselhamento genético para pacientes com câncer de ovário

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/07/2017 - Data de atualização: 16/05/2022


Se você foi diagnosticada com carcinoma epitelial de ovário, seu médico provavelmente recomendará que você faça aconselhamento genético para decidir se deve realizar exames para determinadas alterações genéticas hereditárias, mesmo que você não tenha histórico hereditário de câncer. As mutações mais frequentes encontradas estão nos genes BRCA1 e BRCA2, mas alguns cânceres de ovário estão associados a mutações em outros genes, como ATM, BRIP1, RAD51C/RAD51D, MSH2, MLH1, MSH6 ou PMS6.
 
Os testes genéticos para diagnosticar as mutações hereditárias podem ser úteis de várias maneiras:

  • Se você tem uma mutação genética, pode existir a probabilidade de ter outros tipos de câncer. Nesses casos, recomenda-se a realização de exames para diagnosticar a doença precocemente.
  • Se você tem uma mutação genética, é recomendado que seus familiares realizem o teste para saber o risco de câncer.
  • Se você ter uma mutação BRCA1 ou BRCA2, em algum momento poderá fazer o tratamento com terapia-alvo, como os inibidores PARP.
  • Mesmo que você não tenha nenhuma das mutações genéticas citadas acima, seu tumor pode ser testado para alguns desses genes anormais, pois você terá mais opções de tratamento.

 O geneticista pode ajudá-la a entender os prós, contras e possíveis limites de um teste genético. Também pode lhe ajudar a determinar se o teste é indicado para você.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/04/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive