Ablação refere-se a tratamentos que destroem os tumores hepáticos sem removê-los. Essa técnica é utilizada em pacientes com tumores pequenos, sem indicação de cirurgia, por outros problemas de saúde ou por alterações na função hepática. Esses tratamentos são às vezes utilizados para tratar a doença em pacientes que estão aguardando transplante hepático.
A ablação é mais utilizada para tumores de até três centímetros de diâmetro. Para tumores maiores (três a cinco centímetros de diâmetro) pode ser utilizada junto com a embolização.
Esse tipo de tratamento geralmente não requer internação hospitalar.
Os tipos de ablação utilizados são:
Efeitos colaterais da ablação
Os possíveis efeitos colaterais após a ablação incluem dor abdominal, infecção, febre e resultados anormais de exames de perfil hepático.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.