Tipos de Câncer

Câncer de Fígado

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Ablação para câncer de fígado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 14/04/2022


Ablação refere-se a tratamentos que destroem os tumores hepáticos sem removê-los. Essa técnica é utilizada em pacientes com tumores pequenos, sem indicação de cirurgia, por outros problemas de saúde ou por alterações na função hepática. Esses tratamentos são às vezes utilizados para tratar a doença em pacientes que estão aguardando transplante hepático.
 
A ablação é mais utilizada para tumores de até três centímetros de diâmetro. Para tumores maiores (três a cinco centímetros de diâmetro) pode ser utilizada junto com a embolização.
 
Esse tipo de tratamento geralmente não requer internação hospitalar.
 
Os tipos de ablação utilizados são:

  • Ablação por radiofrequência. Esse procedimento utiliza ondas de rádio de alta energia para o tratamento. Uma sonda é inserida através da pele até o tumor, guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. Uma corrente de alta frequência é então passada por meio dessa sonda, aquecendo o tumor e destruindo as células cancerígenas. Essa técnica é frequentemente utilizada no tratamento de tumores pequenos.
     
  • Ablação por micro-ondas. Nessa técnica, a energia de ondas eletromagnéticas é usada para aquecer e destruir o tecido anormal.
     
  • Crioablação. Esse procedimento destrói o tumor por congelamento, utilizando uma sonda de metal fino, que é guiada até o tumor por ultrassom. Em seguida, gases muito frios são injetados por meio da sonda para congelar o tumor, destruindo as células cancerígenas.
     
  • Ablação por etanol. Essa técnica é também conhecida como injeção percutânea de etanol. Nesse procedimento, o álcool concentrado é injetado diretamente no tumor para destruir as células cancerígenas.

Efeitos colaterais da ablação
 
Os possíveis efeitos colaterais após a ablação incluem dor abdominal, infecção, febre e resultados anormais de exames de perfil hepático.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive