Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

ABCG requer proteção para pacientes traqueostomizados

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/04/2020 - Data de atualização: 06/04/2020


O que  houve?

A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) solicitou que a Comissão Externa destinada a acompanhar as ações preventivas do coronavírus no Brasil encaminhe indicação ao Ministério da Saúde sugerindo que sejam liberados, em caráter de urgência, os insumos de proteção respiratória para que a contaminação pelo coronavírus nos pacientes oncológicos e idosos, que são traqueostomizados, possa ser minimizada.

O coordenador da comissão, Deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), fez a solicitação através da Indicação n° 324/20. Em seu texto, o parlamentar explicou que com aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus no Brasil, o governo vem adotando medidas de atendimento aos casos e intensificado atitudes para frear a disseminação do vírus. Argumentou ainda que a ostomia de traquéia é permanente, estando na base do pescoço e levando o ar poluído e contaminado direto ao pulmão e, por esta razão, estes pacientes necessitam das providências urgentes solicitadas.

A associação argumentou que os pacientes oncológicos são de baixo nível socioeconômico e cultural, e estão em situação de risco, principalmente por terem estoma exposto ao ambiente externo totalmente desprotegido, além de serem em sua grande maioria mudos de fala e idosos. 

E agora?

A indicação será encaminhada ao Ministério da Saúde.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive