Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

ABCG requer proteção para pacientes traqueostomizados

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/04/2020 - Data de atualização: 06/04/2020


O que  houve?

A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) solicitou que a Comissão Externa destinada a acompanhar as ações preventivas do coronavírus no Brasil encaminhe indicação ao Ministério da Saúde sugerindo que sejam liberados, em caráter de urgência, os insumos de proteção respiratória para que a contaminação pelo coronavírus nos pacientes oncológicos e idosos, que são traqueostomizados, possa ser minimizada.

O coordenador da comissão, Deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), fez a solicitação através da Indicação n° 324/20. Em seu texto, o parlamentar explicou que com aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus no Brasil, o governo vem adotando medidas de atendimento aos casos e intensificado atitudes para frear a disseminação do vírus. Argumentou ainda que a ostomia de traquéia é permanente, estando na base do pescoço e levando o ar poluído e contaminado direto ao pulmão e, por esta razão, estes pacientes necessitam das providências urgentes solicitadas.

A associação argumentou que os pacientes oncológicos são de baixo nível socioeconômico e cultural, e estão em situação de risco, principalmente por terem estoma exposto ao ambiente externo totalmente desprotegido, além de serem em sua grande maioria mudos de fala e idosos. 

E agora?

A indicação será encaminhada ao Ministério da Saúde.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive