Tipos de Câncer

Câncer de Vulva


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Vulva

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/02/2013 - Data de atualização: 17/02/2017


A vulva é a parte externa dos órgãos genitais femininos. A vulva inclui a abertura da vagina, os lábios maiores, os lábios menores e o clitóris. Externamente é revestida por pelos pubianos.

Em torno da abertura da vagina, existem dois conjuntos de dobras da pele. O conjunto interno, os lábios menores, são pequenos e sem pelos.  O conjunto externo, os lábios maiores, possui pelos pubianos sobre a superfície exterior. Os lábios menores e os lábios maiores são formados por tecido conjuntivo na parte central, sendo que nos lábios maiores existe mais tecido adiposo do que nos menores.

Os lábios protegem a abertura da vagina e, logo acima, a abertura da uretra (o tubo curto que transporta a urina da bexiga ao exterior). As glândulas de Bartholin são encontradas apenas no interior da abertura da vagina, uma de cada lado. As glândulas de Bartholin produzem um líquido similar ao muco que atua como lubrificante durante a relação sexual.

Na parte da anterior da vagina, os lábios menores se encontram para formar uma pequena tampa de pele denominada prepúcio. O clitóris está sob o prepúcio. O clitóris é uma estrutura de tecido muito sensível que aumenta de tamanho durante a estimulação sexual. Os lábios menores também se encontram na parte posterior da abertura da vagina, formando a comissura posterior. O espaço entre a vagina e ânus é denominado períneo.

Fonte: American Cancer Society (16/02/2016)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive