Tipos de Câncer

Câncer de Via Biliar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Via Biliar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/07/2013 - Data de atualização: 25/07/2013


As vias biliares são o conjunto de ductos encarregados de transportar a bile até à vesícula, onde a secreção se armazena e, posteriormente, segue até ao intestino delgado, onde exerce a sua ação digestiva. Abrangem, portanto, uma série de ductos intra-hepáticos, contidos no interior do fígado, e outra série de ductos extra-hepáticos, que se encontram fora do fígado.

Via Biliar

A confluência dos canalículos e dos pequenos ductos biliares dá lugar à formação de dois ductos biliares maiores que emergem da parte inferior do fígado: o ducto hepático direito e o esquerdo. Pouco antes da sua saída do fígado, ambos se unem e formam o ducto hepático comum, com cerca de 3 cm de comprimento, que se divide em duas ramificações: o ducto cístico, que chega até à vesícula biliar, e o colédoco, que chega até o duodeno depois de atravessar a cabeça do pâncreas.

O colédoco termina na segunda parte do duodeno, numa dilatação da parede duodenal conhecida como ampola de Vater ou papila maior, onde também termina o ducto que drena as secreções do pâncreas. As fibras musculares localizadas na parede duodenal que contorna a saída do colédoco formam uma espécie de válvula, o esfíncter de Oddi, cuja contração ou relaxamento regula a passagem da bile para o interior do intestino.

Ducto Biliar

Fonte: American Cancer Society (20/01/2016)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive